InícioNotíciasGeralCorsan inicia pagamento de outorgas a prefeituras

Corsan inicia pagamento de outorgas a prefeituras

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – A Aegea Saneamento, nova controladora da Corsan, vai repassar, nesta sexta-feira (21), R$ 175,98 milhões em pagamento de outorgas de concessão dos serviços de saneamento básico a 31 prefeituras gaúchas. O valor é uma contrapartida aos municípios que assinaram aditivos contratuais para a extensão do prazo do atendimento da Companhia Riograndense de Saneamento até 2062. Com a prorrogação desses contratos, os municípios permitem que a Companhia faça os investimentos necessários para atingir a meta de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigatória por lei.

O capital transferido aos municípios será depositado à vista, ficando imediatamente disponível para investimentos em melhorias das cidades, a critério de cada governo municipal, criando um impulso de desenvolvimento em diversas áreas.

Na avaliação da presidente da Corsan, Samanta Takimi, o momento representa “a consolidação de uma etapa, demonstrando, além de comprometimento com a população gaúcha, o respeito aos municípios que confiaram na solução apresentada para o atendimento ao Marco Legal do Saneamento Básico através da privatização”, pontua.

Segundo Fabiano Dallazen, diretor de Relações Institucionais da Aegea no RS, o pagamento de outorgas “honra o compromisso da Corsan, assumido em sua fase ainda pública, perante aqueles municípios que já aderiram à regularização do contrato com a prorrogação de prazo para realização de investimentos, que chegarão à casa dos R$ 15 bilhões, e com a obrigação de universalização do saneamento até 2033”, avalia.

MUNICÍPIOS POR REGIÃO

Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Viamão

Litoral: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Imbé, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí

Nordeste: Bento Gonçalves, Estrela, Gramado, Montenegro, Nova Petrópolis

Missões: Cruz Alta, Panambi, Santa Rosa

Região dos Sinos: Estância Velha, Sapiranga, Taquara

Planalto: Passo Fundo, Vacaria

Central: Rio Pardo, Santa Maria

Fronteira: Alegrete, São Borja

Sul: Rio Grande

O QUE DIZEM OS PREFEITOS

Leia declarações de prefeitos sobre a importância desse repasse e os planos dos governos municipais para os recursos que acabam de chegar:

Prefeito Eduardo Bonotto (São Borja): “Reconhecemos a importância da privatização para alcançarmos o cumprimento das metas do Marco Legal, até 2033, pois sabemos da necessidade dos investimentos em saneamento básico e a urgência da universalização dos serviços para a melhoria da qualidade de vida e da saúde pública. Com a chegada da outorga, outros reflexos positivos virão, já que os recursos vão auxiliar em necessidades orçamentárias prioritárias do município”.

Prefeito Nestor Tissot (Gramado): “Pretendemos investir 25% em Educação, 15% na Saúde e o saldo vamos investir em infraestrutura de estradas, principalmente no nosso interior, onde temos um agroturismo em franco crescimento e precisamos melhorar as estradas para dar mais segurança aos produtores, aos proprietários de agroindústrias, pousadas e restaurantes, além de todas as pessoas que ali circulam”.

Prefeito Fabio Branco (Rio Grande): “Esses recursos serão muito bem-vindos pra que a gente possa atender demandas necessárias e urgentes relacionadas à infraestrutura da cidade. Inclusive, chegam em um momento muito oportuno, em que temos uma queda de arrecadação, e precisamos de reforços para investir em mais qualidade de vida para os riograndinos. Recebendo a outorga, vamos reorganizar o nosso orçamento e analisar como será a alocação desses valores”.

Prefeita Carina Nath (Sapiranga): “Esse repasse chega para Sapiranga em ótima hora. Por muitos anos, o município não teve os investimentos necessários em saneamento, principalmente na área de drenagem, que precisa de manutenções e atenção constante. Esses recursos serão utilizados em ações de macrodrenagem em pontos cruciais. São canalizações, desassoreamentos, dragagens e todo tipo de estrutura para evitar alagamentos, como os que tivemos recentemente por conta do ciclone”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido