InícioGeralGramado e CanelaFamílias em busca de acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade

Famílias em busca de acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Em outubro do ano passado foi promulgada a Lei da Família Acolhedora que possibilita o cuidado temporário em casas de famílias acolhedoras, para crianças, adolescentes ou grupo de irmãos que, no momento, não podem permanecer na sua família de origem.

A criança ou adolescente e sua família de origem serão acompanhados por assistente social, psicólogo do serviço, entre outros serviços. No início deste ano, a equipe que está colocando em prática o programa participou de diversas capacitações para colocar em prática o serviço, inclusive foi tema de reportagem do Jornal Integração.

Durante o mês de junho seis encontros foram realizados com as famílias interessadas em integrar o Serviço de Acolhimento. Durante as atividades, foram abordados temas como as responsabilidades jurídicas das famílias e o contexto emocional e comportamental das crianças e adolescentes com Medida Protetiva de Acolhimento.

Na tarde desta segunda-feira (24), aconteceu a segunda etapa do Processo de Capacitação das Famílias Acolhedoras. Esse encontro faz parte para que as famílias entendam as responsabilidades jurídicas das famílias e o contexto emocional e comportamental das crianças e adolescentes com Medida Protetiva de Acolhimento.

O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura, contando com a presença da Assistente Social Neusa Cerutti, profissional que se destaca pelo trabalho na assessoria a municípios em todo o Brasil, para implantação do serviço de Família Acolhedora, e do Ministério Público, por meio do promotor Max Guazzelli que exalta a importância deste encontro.

“É através desse trabalho que é feito por nós aqui em Gramado, que comprova a possibilidade de hoje estarmos com essa capacitação.”

Encontros com as famílias

A assistente social Ana Claudia Piassa explicou como está sendo o processo dos encontros em que cinco famílias estão participando. “Junto com a psicóloga Camila Webster, abordamos temas e reflexões sobre os direitos da criança e do adolescente, histórico de acolhimentos institucionais no Brasil, comportamentos delas como vítimas de violência, responsabilidades das Famílias Acolhedoras e dos órgãos de proteção (Conselho Tutelar, Ministério Público e Fórum). Cuidados de saúde mental da criança e do adolescente e da família acolhedora. Para abordar alguns temas, a equipe conta com a participação de profissionais da Rede de Serviços e do Sistema de Justiça”, comentou.

Para que a criança ou adolescente seja acolhido por alguma família, deve seguir alguns critérios. A assistente social mencionou que são crianças e adolescentes inseridas no Serviço de Acolhimento Familiar é o mesmo do abrigo. “Principalmente com medida de proteção de acolhimento, afastadas de casa e sua família, devido a situações de risco. Então sim, a prioridade de inserção no Serviço de Família Acolhedora, são os acolhidos do abrigo municipal Recanto da Criança e do Adolescente”, descreveu.

Ana Cláudia pontuou que os moradores do município de Gramado que se sensibilizaram com a proposta do serviço, podem procurar a sede dos Serviços de Alta Complexidade de assistência social, localizada na rua Augusto Bordin, 296, bairro Floresta, para buscar informações e agendar atendimento. Ou ainda, contatar a equipe, por meio dos telefones (54) 3286.1339 ou (54) 98402.0349, também WhatsApp.

Texto: Tiago Manique – [email protected].

Lembre os passos da Leia da Família Acolhedora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido