GRAMADO – Uma jovem promessa, criado dentro do clube é o técnico que vai comandar o futebol profissional do Centro Esportivo Gramadense (CEG). Gustavo Corrêa, 28 anos, estava no comando da categoria sub-17 que foi vice-campeão Gaúcho em 2022 e chegou às semifinais do estadual deste ano. Também em 2023, a categoria comandada por Gustavo disputou a Copa do Brasil e chegou a eliminar o Juventude no estádio Alfredo Jaconi.
Ele foi anunciado na sexta-feira (7), logo após a saída Eduardo Zuma, que atuará no futebol do Estados Unidos. Em outras oportunidades, Gustavo já comandou equipes sub-20 do clube em campeonatos gaúchos. A partir de agora seu desafio será comandar a equipe na Terceirona Gaúcha, programada para ocorrer no segundo semestre deste ano. Será a segunda competição do futebol profissional do clube.
Com a saída de Júlio Santos no começo desta temporada, Gustavo confidenciou que na oportunidade surgiu a intenção, mas que na época acreditou ser o momento, mas que agora foi de consenso seu ingresso como técnico da equipe.
“Na verdade já ocorreu a possibilidade de assumir no início do ano com a saída do Júlio, mas todos nós entendemos que ainda não seria o momento ideal. Era importante dar continuidade com a categoria sub-17 no estadual e na Copa do Brasil. Quando houve a possibilidade da vinda do Eduardo [Zuma], tivemos a certeza que a vinda dele seria o ideal, pelo grande profissional que é. Com a saída dele e com o sub-17 finalizando as principais competições, decidimos juntos que seria esse o momento”, descreveu.
A partir de agora, Gustavo terá que ‘virar a chave’. Da base ao futebol profissional, o jovem técnico admite que alguns mecanismos de trabalho devem mudar, mas que não vai alterar seu modo de conviver com as pessoas e o estilo que gosta de equipe.
“Acho que a minha filosofia de trabalho não muda, é claro que no profissional tem coisas que você precisa cobrar mais e outras que já não precisa, mas a forma de lidar vai ser a mesma. Com respeito vamos procurar tirar o melhor de cada um e fazer com que todos evoluam, dentro e fora do campo. Em relação aos treinos, o que muda é que no profissional, terão uma capacidade maior de entendimento, então devem ser mais curtos e intensos”, prevê.
Montagem do grupo
O grande desafio para Gustavo Corrêa como técnico da equipe profissional será a Terceirona Gaúcha programada para setembro. Até lá, treinamentos e partidas amistosas servirá de preparação da equipe. Muitos dos atletas que estão no profissional se não passaram pelas mãos de Gustavo, ele conhece de dentro do clube. Sobre busca por reforços e perfil de atletas, ele citou que deve ser de jogadores que estão inseridos no perfil do clube, mas relacionou a importância de manter a valorização das categorias de base.
“Em relação a equipe, temos o objetivo bem claro de apostar na base, na formação dos atletas que temos aqui, com alguns mais experientes até para que possam potencializar os mais novos, e assim formar uma equipe que vai competir com todos.
O perfil que queremos são de atletas que entendam a mentalidade e os processos do Gramadense e que venham para ajudar e assim, construirmos juntos uma equipe que vai se propor a fazer um futebol diferente, que faça com que todos tenham prazer de jogar e de assistir e principalmente que permita com que os atletas consigam melhorar, em todos os aspectos do jogo.
Acreditamos nos processos, queremos construir algo importante, que fique para a sequência do clube, não vamos jogar só pelo resultado, pois se for assim, e ele não vir, não ficará nada para o clube, nem para os atletas e nem para nós”, comentou.
LEIA TAMBÉM