Dirigentes empresariais do comércio receberam material (Foto Fabiana de Lucena, Divulgação)
O comércio de Caxias do Sul será um dos principais impulsionadores da campanha desenvolvida pela Prefeitura para incentivar o uso de máscara de proteção. Na quinta, 23, o prefeito Flávio Cassina e o vice-prefeito Edio Elói Frizzo apresentaram a campanha aos presidentes do Sindilojas, Sindigêneros, da Câmara dos Dirigentes Lojistas e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços.
Como nos estabelecimentos do comércio, supermercados, farmácias e restaurantes o uso já é obrigatório para funcionários e clientes, foram entregues cartazes para conscientizar a todos da importância da proteção, que, segundo estudos, reduz em mais de 50% a transmissão do coronavírus, que se dá pelas secreções. "Notamos boa aceitação dos clientes. Entretanto, muitos nos chamam atenção, principalmente, para pessoas sem máscara que usam o transporte coletivo", alertou Renato Corso, da CDL.
Frizzo, que está à frente da campanha, informou que o Gabinete de Crise está avaliando a forma de obrigar que todos usam proteção. Acredita que a publicação de um decreto facilitará a cobrança por parte dos motoristas da concessionária do transporte coletivo. "Se a própria comunidade está vendo, é porque está consciente da necessidade do uso de máscara e nos ajudará a fiscalizar e cobrar de quem estiver sem", avalia.
Também na quinta a Prefeitura promoveu lançamento de campanha para arrecadação de tecidos, elásticos e linhas para confecção de máscaras. Os itens serão confeccionados por voluntários do Banco do Vestuário e distribuídos gratuitamente à comunidade caxiense. Os pontos de recolhimento das doações estão localizados no Centro Administrativo e na rede Supermercados Andreazza dos bairros Kayser, Lourdes, Bela Vista, Santa Catarina, Pioneiro, Sagrada Família, Desvio Rizzo 2, Cruzeiro e São Luís.
Um novo caso confirmado
A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul registrou mais um caso confirmado de coronavírus, elevando o total para 45, dos quais 25 estão recuperados. O paciente confirmado é homem, 50 anos, e está hospitalizado.
Outras 20 pessoas aguardam resultado e 286 apresentaram exames negativos. Em leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) encontram-se dois positivos e um suspeito. Ainda há cinco confirmados e nove suspeitos em leitos de enfermaria. Em isolamento domiciliar estão 13 pacientes confirmados. O laudo do exame do paciente suspeito, que faleceu no dia 20, segunda-feira, um homem de 66 anos, que estava internado no Círculo Operário Caxiense, atestou negativo para Covid-19.
Dos leitos disponíveis em UTIs para atendimento do SUS, 31 estão ocupados, representando 91%. Na rede privada, a ocupação é de 41%, totalizando 27 leitos.