Prefeitura adquiriu lote de 8 mil testes para aplicação na população que apresentar sintomas da Covid-19 (Foto Prefeitura de Farroupilha, Divulgação)
Os 300 primeiros testes-rápidos da Covid-19 à disposição, em Farroupilha, serão destinados a profissionais das áreas da saúde e segurança, e idosos sintomáticos. Pessoas que consultarem em Unidade Básica de Saúde com sintoma respiratório e receberem orientação médica para o teste rápido serão visitadas em suas casas pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.
As informações foram repassadas à comunidade pela enfermeira da Secretária da Saúde, Adriane Callegari Leme, durante live realizada em rede social na quarta, 22. A Prefeitura comprou lote de 8 mil unidades, que ainda não chegou à cidade. Os testes serão aplicados em pacientes que consultarem na UPA Coronavírus.
Adriane explicou sobre a praticidade do teste, que confere resultado final 10 minutos após a coleta. Informou que para aplicação os pacientes precisam estar com pelo menos três sintomas, como febre, dor de cabeça e dificuldade respiratória.
Ainda esclareceu que os testes que detectam a presença de anticorpos IgG/IgM não são realizados imediatamente no surgimento dos primeiros sintomas, porque a infecção só aparece no sangue de forma precisa após o 7° dia de contato com o vírus. Assim, os testes são aplicados em pacientes sintomáticos após, no mínimo, sete dias.
Com a chegada dos kits, o boletim diário de casos da Covid-19 de Farroupilha está sendo produzido de forma um pouco diferente e com mais dados estatísticos. Agora, os casos confirmados pelo laboratório do Estado são mostrados em coluna separada daqueles positivados diretamente na UPA Coronavírus por meio dos testes rápidos. As informações ainda aparecem ilustradas por faixa etária e gênero.
Flores da Cunha tem dois casos em análise
Nas últimas 24 horas houve nova coleta de material para testagem de coronavírus em Flores da Cunha. De acordo com Secretaria da Saúde, o município registra 10 casos, dos quais oito foram descartados, um está em análise e outro recebeu confirmação positiva na semana passada. O paciente que fez a mais recente coleta é um homem de 54 anos, que está internado no Hospital Fátima, na cidade. Outras 42 pessoas seguem em isolamento domiciliar nos últimos 14 dias, prazo de manifestação da doença.
Em Caxias do Sul, caem internações em UTIs por coronavírus
O número de casos confirmados de pacientes infectados pelo coronavírus, em Caxias do Sul, manteve-se inalterado em Caxias do Sul, na quarta, 22. Dos 44 registros positivos, apenas dois estão internados em leitos de unidades de tratamento intensivo, além de um caso suspeito. Ainda há três casos confirmados e 16 suspeitos em leitos de enfermaria. Dos confirmados, 25 estão curados e 14 se encontram em isolamento familiar. Há 27 pacientes aguardando resultado e 272 foram descartados.
A ocupação de leitos do SUS aumentou na quarta-feira, atingindo 94% das 32 unidades disponíveis. No setor privado, o índice é de 41%, com 29 pacientes.