CANELA – Aos poucos o Parque do Palácio está sendo ocupado pela população e principalmente as crianças. Semana passada, mais de 200 alunos da rede escolar participaram da Trilha Cultural com seis intervenções artísticas em meio a natureza com atividades voltadas para a cultura e arte como, música, literatura, fotografia, bonecos, dança, história Kaingang e capoeira.
A atividade foi organizada pela produtora cultural Movimento é Arte e com apoio da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura. Cerca de 30 pessoas participaram da pré e produção do evento, incluindo os artistas. Jéferson Rodrigues, organizador da atividade se surpreendeu positivamente com a adesão dos participantes e destacou a utilização por parte da população dos espaços públicos como parte de democratizar o acesso.
“Foi além das expectativas, apesar da situação do Parque não estar 100% para uso, o espaço e as atividades tiveram um retorno muito positivo para as crianças. O dia favoreceu com o sol e o calor, proporcionando assim uma tarde cultural ao natural, não só para as crianças, mas para as professoras que acompanharam. A democratização de acesso e a utilização dos espaços públicos para o fomento e valorização da arte e da cultura de Canela é algo que merece ser tratado com mais seriedade e os jovens que irão colocar novamente este assunto em pauta, por isso é importante o acesso e o contato com a arte e a natureza, que cada vez mais diminui”, avaliou.
Jeff como é conhecido o produtor cultural, mencionou que esta foi a quarta atividade realizada ao longo dos anos e projeta novas intervenções artísticas e culturais, principalmente pelo fato do Parque do Palácio estar novamente aberto para a comunidade.
“Se o parque estiver com os portões abertos e em condições de uso, a possibilidade de realizar mais atividades com as escolas e também com a comunidade, que merece usar e ter um parque natural para chamar de seu, na nossa tão conhecida Canela, Paixão Natural. A possibilidade de realizar mais atividades ao longo do mês e quem sabe um cronograma anual”, projetou.

Uma das atrações apresentadas foi a Companhia de Teatro Conta Comigo. André Almeida e Fernanda Ghesla realizaram a apresentação com música, conto e teatro onde André manuseava com os braços um boneco caracterizado como cobra. A apresentação teve como objetivo colocar cada criança como papel fundamental na sociedade.
“Começamos durante a pandemia e fazer a nossa arte. E este trabalho o objetivo é colocar no coração de cada um de levar um pouco de amor próprio e este tem conexão com o todo, criamos para se conectar e sair como pessoa melhor. Aqui [Parque do Palácio] é um lugar mágico e incrível. Merece e ser utilizado por estes fins”, disse André.
Integração das crianças
A atividade foi a oportunidade para que alguns alunos frequentassem pela primeira vez o Parque do Palácio. Como foi o caso da aluna do 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF), Ernesto Dornelles, Isabela Schimitt dos Santos, 10 anos. Junto com as colegas Nicole e Luísa, elas observavam junto ao pergolado a exposição de fotos e Isabela contou desta experiência na Trilha Cultural.

“É um momento muito especial, gostei bastante bem legal, principalmente do contador de histórias da fada e também nas fotos chamou muita minha atenção a imagem dos animais”, contou.
O diretor da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF)
Dante Bertolucci, André Toledo pontuou da necessidade do local estará à disposição das crianças e toda comunidade para que possa acessar o espaço do Parque do Palácio.
“É muito importante o reconhecimento de um espaço como este do parque e que os moradores possam retornar. Muitas crianças não têm acesso a parques e setes ficou muito tempo abandonado é um espaço bonito de natureza vasta e bem no Centro e para as crianças é maravilhoso”, finalizou.
Texto: Tiago Manique – [email protected].