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Pequenos negócios mostram leve reação

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Comércio foi setor que indicou melhorias mais consistentes (Foto Gustavo Lopes, Banco de Dados)

Apesar de ainda elevados, os números indicam redução do impacto negativo sentido pelos pequenos negócios gaúchos em função da crise causada pelo coronavírus. A segunda edição do Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizado pelo Sebrae RS, no período de 12 a 18 de abril, verificou recuo de 75% na primeira semana analisada para 71%. Neste universo, mais de 70% dos que sinalizaram estarem sendo afetados negativamente pela pandemia encontram-se nos segmentos de indústria e prestação de serviços.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, essa leve redução pode ter relação com o trabalho de apoio e orientação que vem sendo realizado pela instituição e por uma série de outras organizações, entidades e grandes empresas. "Mesmo de forma remota, cerca de 120 colaboradores do Sebrae RS têm entrado em contato com os proprietários de pequenos negócios para ouvir suas necessidades e orientar no sentido de manterem suas empresas em funcionamento”, observa. Conteúdos e soluções específicas são publicados diariamente em www.sebraers.com.br/coronavirus.

Godoy também cita que flexibilização das regras permitindo a reabertura das empresas em alguns municípios gaúchos pode ter interferido no resultado um pouco mais positivo. "O próprio estudo mostra que houve redução no índice de negócios que fecharam temporariamente em razão da quarentena imposta, passando de 51% para 48%".

Outro ponto destacado pelo dirigente tem relação com a capacidade inovadora dos empreendedores. "Muitas empresas, nesses últimos dias, têm readequado seus modelos de negócios, passando a atender outro público-alvo, encontrando novas formas de entregar seus produtos, a exemplo do delivery, e utilizando plataformas de vendas online”, ressalta. 

Mais uma sutil melhora apontada pela pesquisa refere-se ao índice de negócios afetados positivamente com a crise, passando de 16% para 20%, com destaque para as empresas do comércio. Mais da metade, 54%, dos que não foram afetados pela crise atuam no agronegócio.

No entanto, a percepção dos empresários sobre o comportamento do faturamento teve pequena alteração de uma semana para outra. A maioria, 86%, informa que houve redução nas vendas, contra 90% na pesquisa anterior eram 90%. Para 67% dos entrevistados, a queda foi superior a 50%. Os mais afetados são da indústria e serviços. Entre os que indicaram aumento de faturamento, 37% apontam variação entre 11% e 20%.

Para os próximos 30 dias, a perspectiva dos empreendedores está mais otimista, pois 31% pretendem reposicionar a atividade, enquanto na semana anterior eram 29%. Já 38% pretendem manter-se no mercado e 4% admitem expandir a atuação. Mas para 20% a expectativa é de redução, enquanto 7% revelam que podem encerrar os negócios.

Aumenta dificuldade com capital de giro

O levantamento também constatou que as principais necessidades neste momento ainda são as mesmas e reforçadas no item capital de giro, que teve elevação de 5% e, agora, é apontado por 55% dos empreendedores. Outras necessidades são isenção de impostos e taxas (47%), carência para pagamento de impostos e taxas (34%), alternativas para diversificar produtos e serviços (32%), carência para pagamento de fornecedores (28%), adequação de custos (23%), orientação sobre finanças (17%) e orientações sobre assuntos trabalhistas (10%).

A pesquisa mostra que houve aumento no movimento de renegociações, passando de 34% para 47% dos empreendedores entrevistados. A opção de conceder férias coletivas também teve um acréscimo de 11 pontos, ficando em 33%.

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