REGIÃO – As comunidades católicas celebraram nesta quinta-feira (8) o dia Corpus Christi. Os tradicionais tapetes, feitos com serragem na sua grande maioria, representando símbolos e cenas importantes da fé católica, foram confeccionados pelos religiosos das paróquias São Pedro, no centro de Gramado, e Nossa Senhora de Lourdes, em Canela e na Várzea Grande.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia de Jesus Cristo com seus discípulos ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.
“O Corpus Christi celebra o grande mistério da eucaristia. Uma vez que o padre consagra o pão e o vinho no altar, deixa de ser pão e vinho e passa a ser corpo e sangue do Senhor. É algo que faltam palavras para explicar, por isso é um mistério” salienta o padre Neimar, Pároco na Paróquia São Pedro de Gramado.
O sacerdote ainda lembra que a celebração demonstra que os religiosos seguem atuantes. “Além de celebrar a festa do corpo de Cristo, a caminhada e a procissão que se faz tem o objetivo de mostrar para o mundo que ‘olha, estamos aqui, Deus está aqui e caminha conosco’, somos peregrinos e Deus conosco caminha”, disse
No centro de Gramado, tapetes foram construídos em frente à igreja São Pedro. “Começamos a montagem por volta de 8h30. É um momento muito bonito da comunidade, é o momento em que o povo se une e demonstra sua força. Participaram jovens, crianças, pessoas de mais idade, todos estavam juntos demonstrando sua fé por meio da arte”, finalizou o padre.
Em Canela, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, os fiéis também desmontaram sua fé e devoção. A confecção dos tapetes com os símbolos religiosos iniciou a partir da 6h. Centenas de pessoas se reuniram ao longo da rua Felisberto Soares. O tapete de Corpus Christi é mais um dos atrativos que leva o município a receber turistas na data, mantendo essa tradição que persiste em diversos municípios do Estado e País.

Na Várzea Grande, os paroquianos de Nossa Senhora de Lourdes confeccionaram os tapetes em frente à igreja matriz. O local foi escolhido após a praça em frente à igreja passar por obras devido a construção do viaduto que ligará as avenidas 1º de Maio e Do Trabalhador.
Na localidade, além dos tapetes com a demonstração de fé dos religiosos, outra belíssima foi ação foi realizada. Um tapete solidário dentro da igreja foi feito com roupas, calçados, cobertores e alimentos, que serão entregues às pessoas necessitadas da comunidade.

Texto: Gabriel Bremstrop










