InícioCoronavírusVentilador pulmonar desenvolvido em Caxias está na fase final de testes

Ventilador pulmonar desenvolvido em Caxias está na fase final de testes

Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe também aguarda autorização do Ministério da Saúde para promover testagem clínica (Foto Divulgação)

A coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS) e a direção do Hospital Geral (HG) aguardam a aprovação em testes clínico e de engenharia do protótipo de ventilador pulmonar desenvolvido sob coordenação das duas instituições para buscar autorização para a produção em escala do equipamento. A intenção é dotar com os equipamentos os hospitais de campanha que vierem a ser instalados na região para atendimento de pacientes da Covid-19. O modelo foi projetado por um grupo de empresas, engenheiros e técnicos voluntários de Caxias do Sul e cidades vizinhas sob a orientação da direção técnica do HG e gestão do TecnoUCS.

O grupo trabalha há duas semanas. Na última foram feitos aperfeiçoamentos visando ao desempenho necessário para a ventilação de urgência em ambiente extra hospitalar, o que foi testado no sábado, 4, no HG, com o pareamento do modelo, batizado de Frank 5010, com um equipamento já existente no hospital. Novos testes de engenharia serão feitos nos dias 13 e 14 de abril, em laboratórios acreditados do complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da Pontifícia Universidade Católica, em Porto Alegre.

Serão feitos testes de pressão, volume, frequência e ciclagem do equipamento. "É importante ressaltar que se trata de um equipamento hospitalar do qual se necessita máxima eficiência. Somente a partir de todas as devidas aprovações de funcionamento podemos pensar em produção", explica o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr.

No aguardo de autorização para a testagem clínica

Para a execução de testes com pacientes é necessária aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, o que foi solicitado ainda na semana passada, com o envio dos descritivos técnicos e de finalidade do Frank 5010. "O protótipo funcionou bem no primeiro teste, mas precisamos de mais profundidade e seguir as etapas necessárias de avaliações para garantir a confiabilidade aos usuários. Além disso, por se tratar de um equipamento hospitalar, temos normas técnicas a seguir e autorizações legais a obter até se viabilizar a fabricação em série", explica o diretor técnico do HG, Alexandre Avino. 

A autorização do Conep independe dos testes de engenharia. Contudo, se não houver uma resposta da comissão ainda nesta semana e o equipamento for aprovado nas verificações nos laboratórios acreditados, o pedido ao órgão federal será reforçado com a anexação do laudo de resultados técnicos. 

Cumprida a etapa de testagem e autorizações, a intenção é negociar com fornecedores para passar à produção industrial, com meta inicial de 100 unidades para atendimento de pacientes em hospitais de campanha e, em caso de necessidade extrema, em ambiente intra-hospitalar. A produção a seguir será definida conforme a demanda da rede de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...

Mobilização pela troca de alimentos por ingressos para o Natal Luz

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – A solidariedade também ilumina a 40ª edição do Natal Luz. Desde segunda-feira (20), moradores de Gramado podem trocar alimentos não perecíveis...

Confira a programação completa do 38º Sonho de Natal

CANELA - O clima natalino já está no ar. De 30 de outubro a 18 de janeiro de 2026, a cidade se transforma em...

Inicia campanha salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia

GRAMADO - O Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia (Sintrahg) deu início à Campanha Salarial 2025/2026. O processo começou com a realização da...
error: Conteúdo protegido