Tiago Manique
REGIÃO – Atendendo aos decretos municipais e estadual de manter as escolas fechadas até o dia 30, as Secretarias Municipais de Educação junto com os educandários elaboraram um vasto cronograma de conteúdo dando segmento mesmo que não presencial as atividades curriculares.
Em Gramado, os estudantes estão realizando atividades em casa e os professores estão acompanhando e interagindo com eles via Facebook, site das escolas e grupos de whatsApp.
As equipes diretivas, assim como docentes estão acompanhando e orientando as atividades dos alunos e também realizando atividades de formação em paralelo, como cursos a distância e grupos de estudos. No total, são 28 escolas municipais, sendo 14 de educação infantil e o mesmo número de ensino fundamental.
"A nossa parada foi gradual, então de 17 a 20 de abril deu tempo para preparar material e os pais buscarem na escola . Foi encaminhado material para 15 dias, ou seja até o dia 4 deste mês, dessa forma estamos dando continuidade ao ano letivo e orientando a manutenção dos estudos nesse período de calamidade pública para evitar a propagação do coronavírus", afirma Maria Gorete da Silva, secretária Municipal de Educação.
As atividades da Secretaria Municipal de Educação de Gramado estão sendo realizadas em home office quando possível, através de plano de trabalho e posterior relatório de cada servidor, e atendimentos presenciais, quando necessários, mediante agendamento, seguindo Decreto Municipal e ordem de serviço.
Da mesma forma, Canela se adequou a este novo sistema de ensino que pegou a todos de surpresa. O município entre escolas de ensino infantil, fundamental e conveniadas conta com 27 no total e as atividades aos alunos nesta primeira etapa já está em andamento.
Na segunda-feira (30) pais e responsáveis foram até as escolas para receber o cronograma de atividades escolares a serem realizadas de forma semanal, sendo que todas as segundas, até o retorno normal das aulas, os trabalhos devem ser levados até a instituição de ensino e outros são entregues para manter a rotina de estudos.
A elaboração deste método de ensino, foi idealizada pela Secretaria Municipal de Educação, junto com a direção das escolas e coordenações e será monitorada pelo Conselho Municipal de Educação, informou o secretário Municipal de Educação Gilberto Tegner. Tolão como é conhecido, mencionou que este momento é "imprescendível" a participação das famílias no ensino das crianças e adolescentes
"Com toda esta situação que fomos atingidos, não podíamos ficar parados então chegou o momento dos pais serem parceiros e manter os estudantes ativos, revisar os conteúdos e continuar mantendo este vínculo com as famílias na escola", disse.
O secretário seguiu neste linha de manter toda comundiade escolar mobilizada e alertou que mesmo com as dificuldades de não poder estar dentro das salas de aulas, a educação "não pode congelar".
"Temos que continuar construindo conhecimento, estamos conseguindo uma cooperação muito grande dos professores neste processo e volto a pedir aos pais que não abandone seus filhos, não é recreação e sim ensinamento e com muita serenidade vamos nos cuidar e sair desta muito mais forte do que entramos", finalizou.
Calendário escolar
As aulas em toda rede, seja municipais, estadual e particulares estão suspensas até o dia 30 deste mês. Para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, a Secretaria de Estado da Educação, implantou a metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos os quais as escolas dispõem, incluindo plataformas digitais e aplicativos variados.
As atividades desenvolvidas por meio das aulas programadas estão disponibilizadas de modo que todos tenham acesso, seja por mensagens de whatsApp ou Facebook, compartilhamento de arquivos de áudio e vídeo, por e-mail, por salas virtuais, ou até mesmo pela entrega de materiais didáticos nas áreas rurais do Estado.
Nesse período, os professores participarão do Módulo II do curso on-line que tratará da elaboração do Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio, contando com a participação direta de mais de 42 mil docentes.