Após 20 dias de afastamento por licença-saúde, Claiton Gonçalves reassumiu a Prefeitura (Foto Divulgação)
O Comitê de Atenção ao Coronavírus definiu que Farroupilha adotará o isolamento humanitário a partir da segunda-feira, 6. O modelo mantém o afastamento dos grupos de risco, mas permite a reativação das atividades econômicas pelo restante da população, respeitando as orientações da saúde. As escolas permanecem com aulas suspensas até o final de abril, em função de as crianças serem potenciais vetores do vírus. O decreto municipal que regulamentará a questão será elaborado na quinta, 2. A medida anunciada contraria o decreto estadual de quarta, que determina o fechamento do comércio em todo o estado
O prefeito Claiton Gonçalves, que reassumiu a administração na terça, 31, anunciou a compra de dois mil kits de testes rápidos para avaliação da população. A ferramenta, segundo o prefeito, auxiliará no isolamento humanitário.
A cidade tem 15 casos sob investigação, dos quais 12 são referentes a profissionais da área da saúde. Há, somente, um caso confirmado e 13 descartados. O paciente com caso confirmado já completou 14 dias do diagnóstico e será encaminhado a atendimento médico para realizar exames. Se o resultado for negativo, passará a ser contabilizado como caso curado.