Vinocap, localizado na área central, é um dos estabelecimentos parceiros (Foto Divulgação)
Uma parceria entre Hospital Tacchini, Prefeitura de Bento Gonçalves e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho permite que alguns dos hotéis do município recebam, sem cobrança de hospedagem, profissionais da saúde que atuam no combate à pandemia de Covid-19. Já abriram suas portas os hotéis Vinocap, Dall'Onder, Spa do Vinho e Laghetto Viverone Estação.
Prefeitura e hospital montaram um banco de dados com pessoas aptas a ocupar um quarto em um dos hotéis. De acordo com a viabilidade, os profissionais ligados à Prefeitura aprovam seus pedidos junto à Secretaria da Saúde e os vinculados ao hospital junto à direção do Tacchini Sistema de Saúde.
As indicações para a ocupação dos quartos são direcionadas somente aos profissionais da saúde lotados na Unidade de Pronto Atendimento ou no Hospital Tacchini que estão em contato direto com as áreas de maior risco, sejam eles médicos, fisioterapeutas e profissionais da enfermagem, entre outros. São encaminhados para os hotéis profissionais oriundos de outras cidades, os que moram afastados e necessitam de trânsito mais rápido para o hospital ou UPA ou que possuem alguém do grupo de risco em casa e precisam se isolar da família para evitar o contato. A expectativa é de que cerca de 50 pessoas utilizem os quartos dos hotéis nas próximas semanas.
O Controle de Infecção, o Departamento de Recursos Humanos e o Serviço Especializado em Medicina do Trabalho fazem um treinamento de controle para que o risco oferecido, tanto para quem trabalha nos hotéis quanto para os hóspedes, seja o mais próximo de zero. Nenhum profissional infectado ou em risco iminente vai para os hotéis. Desde o início da parceria, os integrantes da rede hoteleira são considerados zonas de proteção, assim como postos de saúde e o hospital.
Grendene fará doação de 250 mil kits de proteção
A Grendene doará kits de proteção para profissionais que atuam nas secretarias de Saúde do Ceará e do Rio Grande do Sul, iniciando em Sobral e Farroupilha, onde estão localizadas as unidades que produzirão os materiais. Na sequência, estenderá para demais cidades dos estados conforme critérios das respectivas secretarias de saúde.
A empresa distribuirá 250 mil kits, compostos por jaleco, touca, protetor para pés e máscaras faciais. As primeiras entregas ocorreram nesta semana. "Trabalhamos todos os dias para gerar um impacto social positivo e entendemos que neste momento esse compromisso deve ser reforçado", afirma Luiz Antônio Moroni, diretor de Relações com Investidores. Para viabilizar as doações, a companhia teve o apoio das empresas Lineforme Termoformados e Plásticos Itália, para a produção em Farroupilha.
Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, a empresa tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares por ano. Seus calçados são vendidos em 65 mil pontos no Brasil e 60 mil fora do país. Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.