REGIÃO – Ítem básico nas refeições da população, o leite, teve um acréscimo superior a R$ 1 em algumas marcas, o que deixou a clientela dos supermercados surpreendida. Durante a segunda-feira (23), muitos internautas já levaram as queixas para as redes sociais e tambpem procuraram a reportagem do Jornal Integração.
Em contato a assessoria de Comunicação da Unidasul, que administra as redes Supper Rissul e Macromix Atacado, são diversos os fatores que fizeram com que o litro do leite tivesse uma acréscimo. Entre eles a estiagem que vem reduzindo a produção de leite bem como o aumento repentino da demanda por conta da pandemia de Covid-19. "A Unidasul segue firme no seu propósito de não aumentar preços, apenas repassando os custos da indústria. Não houve aumento abusivo de preços e não haverá", conforme explicação da empresa.
Outra questão deve-se especificamente ao município de Gramado. Desde o fim de semana, os supermercados definiram um conjunto de normas e políticas para atuar em comum acordo diante do coronavírus. A proposta visa a segurança das empresas, dos clientes e dos colaboradores. Deste modo, o horário de atendimento negociado é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sábado. Em domingos e feriados não haverá expediente. As medidas estarão vigentes por um período inicial de 15 dias.
Mais de 20 emprseas do ramos aderiram e o Rissul de Gramado não consta na lista. Conforme explicação, por ser uma rede de atuação estadual a loja, em Gramado segue as ações padronizadas, mas estão atentos a todas as determinações municipais, estaduais e federais desde a semana passada.
Uma das ações adotadas é a criação de um horário especial para idosos e grupos de risco, das 7h30 às 8h30 e restrição de acesso às lojas, limitado a 50% da capacidade permitida e de reforçar todas as medidas de higiene e segurança indicadas pelas autoridades sanitárias.