CANELA – No final de fevereiro moradores das localidades da Canastra e Amoreiras, procuraram a redação do Jornal Integração, informando sobre as seguidas quedas de energia elétrica.
Perda de alimentos, falta de água para consumo próprio e dos animais é vivenciado pelos cerca de 20 contribuintes. Neste período, foram aproximadamente 30 ocorrências de queda de energia, sendo que na maior parte a espera para normalizar o serviço é mais de 12 horas. O número deve ser ainda maior, pois nos últimos dias mais ocorrências desta natureza foram reclamados.
Semana passada o vereador Alberi Dias realizou uma reunião com uma comissão de moradores da Canastra, junto com o consultor de Negócio da Rio Grande Energia (RGE), para buscar uma solução desta situação na zona rural.
“Foi bem positiva a reunião. Ficou combinado uma ação conjunta com moradores, RGE e Prefeitura para roçadas, limpeza debaixo dos fios e troca de fusíveis. A maioria das quedas se dá por conta de galhos encostando nos fios”, comentou Alberi, conforme explicação do representante da RGE.
A RGE fornecerá novos postes em alguns locais, o que facilitará para os moradores além da energia elétrica com segurança e mais qualidade, a possibilidade de ter também melhor sinal de internet, entre outros serviços.
A professora Maiara Watzlawick da Rocha Galle, que fez contato com a reportagem do JI ainda em fevereiro, acredita que a partir do encontro deve solucionar os problemas enfrentados na região.
“O representante da RGE se mostrou bem interessado em solucionar o problema, ficou de avisar uma data, ainda não definida para a poda das árvores que batem nos fios em dias de chuva e vento, para que posteriormente possamos nos organizar com a falta de energia”, comentou. Segundo Alberi, a RGE estipulou um prazo de 45 dias para conclusão dos trabalhos.
Texto: Tiago Manique – [email protected]