GRAMADO/CANELA – O aumento no número de casos de covid-19 nas últimas semanas vem acendendo um alerta nas autoridades de saúde da região. Apenas na última semana são 66 novos testes positivados para a doença nas duas cidades.
O vírus da Covid, como todos já estão acostumados de saber, é facilmente transmitido de uma pessoa para outra. Ambientes com aglomerações são os lugares que mais transmite a doença. Em Gramado, casos foram registrados em escolas do município, mas não foi preciso tomar medidas como o fechamento das instituições.
Há três semanas, a cidade de Gramado registrou 17 novos casos positivos, uma semana depois o número de testes positivados em uma semana quase dobrou. Já na última semana foram 45 testes que positivaram. Isso indica que o vírus está circulando muito pela cidade.

Até o momento, Gramado contabiliza 164 óbitos por covid-19, entretanto, o lado positivo hoje é que não há nenhum residente hospitalizado devido ao vírus. Isso se deve muito a vacinação, comenta a Diretora da Vigilância em Saúde do município, Flávia Oliveira. “Completar o esquema de vacinação é fundamental, a vacina é segura e ajuda na diminuição de casos graves. O vírus está presente e os cuidados básicos precisam ser retomados. Precisamos lembrar que não é apenas uma gripezinha, todos devem se cuidar e cuidar dos outros”, salientou Flávia. No caso das escolas, todo aluno que estiver com sintomas gripais ou teve contato com alguém que apresenta sintomas de gripe deve usar a máscara de proteção individual.
Os indicadores da prefeitura apontam que 59,3% da população gramadense está com o esquema vacinal completo.
No município de Canela foram registrados na última semana, 21 novos casos de covid-19. Em 2023 já são 153 testes positivos para o vírus. Segundo dados do governo do estado, 50,2% da população está com o esquema vacinal completo no município.
Vacinação em Gramado
– As vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira em quatros unidades de saúde da cidade: Floresta, Várzea Grande, Centro (postão) e Moura;
– Covid baby (6 meses a 4 anos): Aplicada com agendamento prévio na UBS Floresta em segundas-feiras e no Posto da Várzea Grande nas quartas-feiras;
– Pfizer crianças (5 a 11 anos): Aplicada na UBS Floresta nas segundas-feiras e no Posto da Várzea nas quintas-feiras;
– Covid adolescentes, adultos e idosos + Bivalente: Aplicadas na UBS Floresta nas segundas-feiras, no Posto da Várzea Grande nas terças e sextas-feiras; no Postão nas quartas e sextas-feiras e na UBS CAIC nas quintas-feiras.
Vacinação em Canela
– Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde também podem receber a vacina, de reforço contra a Covid 19 (Pfizer bivalente). A vacinação contra a Covid, para esse e demais grupos contemplados, ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sempre nas terças-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, localizadas nos bairros Canelinha, São Luiz, centro, Leodoro de Azevedo e Santa Marta;
– Os grupos prioritários contemplados neste primeiro momento, de acordo com o Ministério da Saúde, que recebem a vacinação de reforço com a vacina Covid 19 Pfizer bivalente são: pessoas de 60 anos e mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Por se tratar de vacinação de reforço, todos devem ter recebido duas doses monovalentes prévias, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra a Covid 19 monovalente recebida.
– A Pfizer Pediátrica segue para atualização do calendário vacinal de crianças de 5 a 11 anos. Os imunizantes são destinados exclusivamente para a aplicação da 2ª dose ou 1º reforço dos pequenos. As vacinas da Pfizer Pediátrica estarão disponíveis apenas na UBS – Unidade Básica de Saúde Central;
Estão disponíveis também vacinas para os seguintes públicos:
– 2º Reforço para pessoas com 40 anos ou mais; 1º reforço para adolescentes; para profissionais da saúde e pessoas de 18 a 39 anos de idade com comorbidades; 1ª dose apenas para crianças de seis meses a 4 anos de idade.