Tiago Manique
REGIÃO – Seguindo as orientações das autoridades de saúde devido ao coronavírus desde o início desta semana, ao menos nove clubes e escolinhas anunicaram a paralisação de suas atividades.
Centro Esportivo Gramadense (CEG), anunciou na terça-feira (17) que as escolinhas estão com as atividades suspensas por tempo indeterminado. Única exceção era o sub-20 que está em fase de preparação para o Gauchão da categoria, que está previsto para iniciar em abril, mas diante da atual situação de saúde mundial, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deve adiar o início da competição.
O CEG anunciou no final da manhã de quarta-feira (18) suspender também os treinos da equipe Sub-20. Tão logo se resolva a situação, o clube retornará as atividades. Segundo o coordenador das categorias de base Lucas Roldo, cerca de 300 crianças e adolescentes fazem parte das escolinhas do clube e uma cartilha com orientação de alimentação, preparação física e de métodos para o cuidado da saúde.
Outro clube que se prepara para uma competição estadual é a Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF). Com o sub-15 a garotada tentará neste ano o bicampeonato e desde terça, esta e as demais categorias também não estão mais em treinamento, totalizando cerca de 80 crianças e adolescentes.
O técnico Léo Frazão explicou que está preparando um material que sugere atividdaes físicas para a garotada, mas respeitando a faixa etária de cada um. "Estamos elaborando uma série de exercícios para os atletas de todas as categorias, de acordo com a idade e manter a parte física, não será orbigatório, mas será sugerido que na medida do possível façam atividades", disse. A previsão de retorno é dia 31, porém poderá ser ampliado conforme definições das agências oficiais de saúde.
Com um pouco mais de uma semana de trabalho, ainda na fase de avaliações de alguns atletas, o Gramado Futsal que participará da Liga Gaúcha 3, previsto para iniciar no dia 23 de maio, mas que deve ser prorrogado, anunciou em suas redes sociais a paralisação dos testes por um período de 15 dias, valendo desde terça-feira (17).
Projetos sociais, principalmente aqueles que atendem crianças e adolescentes no turno inverso da escola também acompanharam o movimento de paralisação. No Gramado Futsal, são 165 e em, Canela no Centro Social Padre Franco e Leodoro Azevedo/Escola João Corrêa juntos somam 100 meninos e meninas, sendo que nestes não há previsão de retorno.
O Centro de Formação de Atletas Rico (CFARico) atende no futsal 40 e tem previsto para este ano para o futebol trabalhar com 100 e a definição das atividades reiniciar é nos próximos 14 dias.
Futsal, vôlei e iniciação esportiva somam 140 participantes no Educaesportes que seguiu o cronograma de paralisação da Coopec das atividades extracurriculares desde terã-feira (17) com previsão de retorno de 14 dias. A Guerreiro Sports – Escola Desportiva conta em seu quadro de alunos (a) 150 e também não segue com as aulas, assim como não há ainda de forma oficila uma data para o retorno.
O Serrano/Talento Serrano, conta com 85 atletas em seu grupo e mesmo antes das orientações das autoridades de saúde sobre a restriação ou paralisação de diversas atividades, a escolinha que ainda não iniciou os treinamentos já havia decidido por não começar ainda as atividades.