Encontro foi realizado na manhã de segunda, 16, na sede do Simecs (Foto Camilo Siqueira, Simecs, Divulgação)
Os sindicatos que representam as empresas e os trabalhadores metalúrgicos decidiram somar esforços para adoção de medidas preventivas que auxiliem no combate à proliferação do Covid 19 em Caxias do Sul e nos demais municípios da Região da Serra Gaúcha. O encontro também teve a presença de representante da Secretária do Trabalho do Ministério da Economia.
Para mobilizar e consolidar a união de esforços entre as entidades foi formado um comitê que atuará na definição de medidas preventivas e de ações efetivas para os próximos dias. As primeiras orientações do comitê às empresas são de garantir álcool gel, sabonetes e tolhas descartáveis em suas plantas fabris. Também é sugerida a extensão dos turnos de refeições para reduzir aglomerações e o cancelamento de viagens nacionais e internacionais. Já foi definido o cancelamento de toda a agenda de eventos dos dois sindicatos para os próximos 15 dias.
As entidades também estão promovendo ações voltadas à saúde pública. Elas estarão expressas em documento que será entregue ao governo local, solicitando aumento de recursos para o combate ao coronavírus e elevação do teto de gasto com a saúde. O grupo ainda sugerirá a criação de um comitê estratégico com profissionais da saúde do município para estruturar uma junta médica. A reunião teve as presenças de Paulo Spanholi e José Paulo Medeiros, presidente e vice do Simecs (que representa as empresas); Assis Melo, do sindicato dos trabalhadores; e Vanius Corte, gerente do Secretária do Trabalho de Caxias.
FIERGS proíbe viagens ao exterior
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) decidiu proibir viagens ao exterior em representação da entidade ou para funcionários com cursos de capacitação em outros países. A determinação abrange também o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Instituto Euvaldo Lodi e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.
Além disso, a entidade suspendeu a recepção de comitivas, visitas individuais e delegações estrangeiras nas unidades do Sesi e do Senai. Estão também adiados os eventos coletivos de inaugurações e palestras. O cronograma de atendimento da campanha de vacinação antigripe do Sesi em todo o Rio Grande do Sul está sendo antecipado. O Sesi disponibiliza às indústrias um kit de orientações preventivas, por meio do link www.sesirs.org.br/coronavirus. Todas essas medidas serão válidas até maio, inclusive. O Sebrae RS suspendeu os eventos coletivos, internos ou externos, no período de 14 a 29 de março, em todo o Rio Grande do Sul.