InícioColunistasDireto da RedaçãoMDB terá candidato próprio em Canela?

MDB terá candidato próprio em Canela?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Legisl-ativo

Os vereadores de Canela voltaram à atividade nesta quarta-feira, dia 1º. Na próxima segunda-feira tem sessão ordinária, a primeira portanto do novo ano legislativo, também a 1ª do presidente Jefferson (com dois “F”) de Oliveira, o Jeff do Transporte, para os íntimos.

Até ontem não tinha nada na pauta, mas ainda hoje podem serem protocolados projetos para serem lidos nesta sessão.

Sem precocidade

Em entrevista ao Integração no dia 25 passado o prefeito de Canela disse que ainda não é hora de pensar em sucessão. “Este ano não se fala em sucessão. A gente é eleito para dar resposta à comunidade. Eu tenho em torno de 100 obras em andamento, fora as do ano que vem. Então a gente foi eleito até 31 de dezembro de 2024”. Cutucado pelo jornalista, no entanto, antecipou que o MDB não vai abrir mão de candidatura própria: “Só faltava depois de 8 anos de governo e não ter candidato na cabeça”.

No alvo

Perguntei ao prefeito o que acha mais difícil, o entendimento interno no MDB ou uma possível conjuntura com outros partidos, ao que respondeu: “é complicado isso aí, porque a Caritas não desmontou só o governo, desmontou um pouco o MDB, né? Se tu analisar seriamente. Mas eu sempre acredito numa coisa, a gente tem que ir dando as respostas mesmo com os problemas, a gente não pode se apavorar, mas não vai ser fácil a construção, sabe, porque, já tem gente, que quando eles começam a falar eu já digo assim: Cala a boca, eu não vou discutir sucessão! Além do mais eu sou prefeito de Canela e não sou presidente do MDB”.

O momento para falar disso, na visão de Constantino, é 2024. E é por isso que os temas mais importantes, como as terceirizações, ou permutas, dos espaços como Casa de Pedra, Rodoviária e Centro de Feiras precisam ser finalizados este ano. Assim como o início da obra do Centro de Convenções no Parque do Palácio tem que estar em pleno andamento, até porque será fruto da permuta do Centro de Feiras. Pois, o que ficar para 2024, possivelmente seja contaminado pela política.

No conforto do pelego

Na sequência da entrevista eu lembrei ao prefeito que os sucessores são construídos, às vezes, a longo prazo, como foi em Gramado quando Nestor sucedeu Pedro Bala (eleição de 2008) e em Brasília quando Dilma sucedeu Lula (2010). Aí ele me lascou essa: “Também, não vai achar que estou dormindo na palha”, respondeu. E explicou que, em Canela, se ele anunciar precipitadamente quem está ‘construindo’ para seu sucessor os demais o colocam na frigideira. “Lá se você disser que o Rafael vai ser meu candidato, mas vão descer o cacete toda a hora! O certo é que está definido que nós vamos ter cabeça de chapa e, possivelmente, o vice, ou a vice, venha de coligação.

Me bate que eu me apaixono

Constantino Orsolin comentou naquela entrevista que não basta vencer uma eleição, mas é necessário ter uma boa base na Câmara para ter a chamada ‘governabilidade’.

“Porque nós temos de pensar, não é só ganhar a eleição, tem que ter uma paz para administrar. Mesmo que a minha base hoje em dia é a que mais me surra, mas na hora ‘H’ eles (os vereadores) normalmente votaram a favor e é isso que interessa, é o voto. Porque a gente tem de entender um pouco o vereador. O vereador tem que fazer o seu charme. Ele foi eleito pela comunidade. Ele é uma autoridade representativa de um grupo e a gente tem que respeitar. Pode ver, eu não me meto na Câmara”. O máximo que faz, segundo explicou, é embasar seus vereadores para que tenham clareza para defender os projetos mais importantes.

Pergunta de Canela

Constantino acredita que não será atingido pela investigação Caritas que já afastou uma série de servidores de quatro Secretarias: Saúde; Obras; Meio Ambiente e Turismo, alguns inclusive foram presos temporariamente. A pergunta que Canela se faz é quando que a Caritas vai alcançar o prefeito. Ao que respondeu: “Eu acho que não nunca, né? Porque não tem motivo. Não tem!”. Sobre o caso das suas assinaturas em dois pedidos de patrocínio que foram apontados explicou que já tem as provas de que houve “um descuido” de alguém que a usou indevidamente e que está muito tranquilo. “Eu quero que prove que eu desviei algum recurso para o meu bolso”, desafiou e na sequencia explicou a diferença entre um erro, que cada um pode cometer, e de uma má intenção e que sempre orientou aos seus contratados a serem corretos.

Não sabia

Questionei o prefeito sobre se não dava para perceber que algo estava desencaminhando já que alguns, como consta na investigação, exibiam bens visivelmente maiores do que seus rendimentos. Constantino mesmo já tinha feito questão de dizer que mesmo acumulando o salário de prefeito com sua aposentadoria, anda de Corsa porque não consegue comprar um carro melhor. O prefeito respondeu que comanda 1.132 funcionários e que não consegue ficar vendo absolutamente tudo. Comparou com os pais, que mesmo com um único filho, muitas vezes não conseguem evitar que façam coisas com as quais não concordariam. E que nunca recebeu uma denúncia formal, por escrito de possíveis desvios de conduta de qualquer servidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido