Leonardo Santos
CANELA – O canelense Johann Buchel é bombeiro especialista em fogo de montanha. O rapaz de 32 anos mora com sua esposa e filho na cidade de Lugano, na Suíça e está há dois anos no país. A cidade fica a 15 km da fronteira com a Itália, e a aproximadamente 120 km da região da Lombardia, foco do coronavírus, no norte do país italiano que está sendo chamada de Zona Vermelha.
Esta região de risco abrange 10 municípios que estão em estado de quarentena por conta do risco de contágio pelo vírus Covid-19, o Corona Vírus deixando milhares de pessoas estremadas. “Pelo que eu li nos jornais locais, eles (médicos e cientistas) não sabem a origem, mas o vírus se difundiu de sexta (21) até a noite de terça-feira (25), em 231 casos de infecção e 11* mortos confirmados na Itália. Aqui na Suíça foi confirmado o primeiro caso ontem [terça]”, citou.
Conforme o bombeiro, os especialistas constataram que é um vírus da gripe como qualquer outro, mas o que tem de diferente é a questão do contágio, esse vírus é transmitido rapidamente. Sobre as mortes, 90% dos casos são pessoas idosas com problemas respiratórios ou outro problema grave de saúde, e em pessoas com a saúde boa que são os mais jovens até 45 e 50 anos, não causa mais do que uma forte gripe. “O rapaz que foi contaminado aqui já está em recuperação e está muito bem”, completou.
Buchel conta também que nem ele ou a família usam máscaras de proteção, e que não há recomendação oficial do governo suíço para o uso, apesar disto os estoques de álcool gel e máscaras acabaram em toda a região. Sobre a rotina, relata que não mudou muito, a família só passou a evitar lugares com elevada quantidade de pessoas, como shoppings e supermercados.
Conforme o canelense, países vizinhos tomaram medidas políticas por conta do vírus. A Áustria limitou o acesso de italianos no país, o continente africano também realizou restrições em algumas regiões. No aeroporto de Madri, Espanha, um controle com os passageiros que chegam do “país da bota” está sendo efetuado, sendo medida a febre dos tripulantes.
Na Suíça, o “cantão” [que é o mesmo que estado no Brasil] onde Buchel reside, decretou ontem (27) o cancelamento do carnaval, partidas de futebol e hockey até segunda ordem das autoridades locais. Na Itália, o governo recomendou que a população ficasse nas residências.
O primeiro caso do vírus foi confirmado no Brasil, na cidade de São Paulo. O homem diagnosticado com a doença tem 61 anos e esteve na Lombardia a trabalho entre os dias 9 e 21 de fevereiro, onde teria contraído a doença. Ao retornar o homem fez consulta no Hospital Albert Einstein, que confirmou a infecção. *Até o fechamento desta edição foram confirmados quatro casos na Suiça e 12 mortes na Itália.