CANELA – Os laços estão no ar, o gado apartado e os cavalos encilhados para o 38° Rodeio Crioulo de Canela. O evento tradicionalista começou ontem (5) e segue até o domingo (8), com muitas competições campeiras e artísticas. A organização promete distribuir mais de R$ 60 mil em prêmios e espera um público de 40 mil pessoas no Parque de Rodeios do Saiqui.
“Com certeza é um dos maiores eventos do município e do Estado. Envolve muitas famílias, crianças, adultos e idosos, conseguimos abranger todas as faixas etárias no mesmo lugar. A expectativa é que o Parque lote, o clima colabore e que dê pra fazer um Rodeio calmo. Queremos que as pessoas venham para apreciar nossos costumes, tradições e competições”, destaca o patrão do Centro de Tradições Gaúchas, Jeferson Lodéa.
Quinta de muito Laço
A estreia do Rodeio contou com uma programação recheada no certame campeiro. Os participantes do Laço Vaqueano foram os responsáveis por dar as primeiras armadas. A seguir, os Laços Veterano, Patrão e Capataz, Dupla 40 anos e Quarteto empoeiraram o público que acompanhou as competições.
A tradicional oração de Ave Maria ocorreu às 18h. O primeiro dia foi fechado por um fandango bem gaúcho com Estação Fandangueira, que lotou o pavilhão do Parque.
“A peça fundamental do Rodeio será a boa convivência. Esperamos o sucesso do evento, que foi bem organizado, pensado com antecedência, com erros corrigidos, atrativos novos”, frisou Lodéa.
Gineteada, Laço Cidade e Dupla Oficial
A tão esperada e tradicionalíssima Gineteada é hoje, a partir das 18h, na Arena Polaco Feijó. A competição reúne campeões dos torneios mais famosos do Estado. Mas, a programação é tomada mais cedo pelos Laços Guri, Dupla de Irmão, Sênior Duplas, além das principais atrações: a Taça Cidade de Canela, Cabanha do Parque, em Duplas, e o Laço Dupla Oficial, que será dividido nas forças A, B, C e D. O Laço Prenda ocorre após a oração e é seguido pela continuação da Taça Cidade e Cabanha do Parque.
O coletivo Tchê Garotos encerrará as festividades desta sexta (6).
Amanhã (7) a pegada é cedo. A partir das 8h, a piazada estará na cancha para o Laço Piá. Em seguida, duplas de pais e filhos engrandecem a programação. O Laço Nossas Origens vem logo depois para resgatar o princípio da história do esporte.
Às 19h, a Gineteada retorna para decidir os finalistas e as prendas fecham os trabalhos na cancha do Saiqui. O bailão fica na responsabilidade do grupo Matizes e Jeito Serrano.
Domingo é dia das finalíssimas
Não perca! A prova de rédeas para a final da Gineteada ocorre às 8h, na Polaco Feijó. Paralelamente, na cancha de laço, a Dupla Oficial conhecerá seus vencedores. O domingo também será dia das provas artísticas. Declamação, gaita e intérprete estarão entre as modalidades. As performances começam às 8h
O torneio de Vaca Parada é às 14h e antecederá a finalíssima da Gineteada, que acontece às 16h.












