CANELA – Sonhador, trabalhador e de coração puro. Assim familiares e amigos descrevem Luan dos Santos, internado há 11 dias, após um acidente automobilístico, no Distrito Industrial, no dia 26 de dezembro. Ele está no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, desde o dia 27, e a família pede ajuda financeira para custear os gastos. O estado de saúde do jovem de 19 anos é grave, mas ele está estável.
“Luan é um guri de bom coração e querido por todos que conhecem ele. Muito sonhador, desde pequeno é apaixonado por caminhão”, declarou uma familiar.
De acordo com ela, um dos primeiros sonhos que o jovem realizou foi ter uma bicicleta e, posteriormente, quando fez 18 anos, fez a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e adquiriu a moto, com a qual se acidentou. Luan trabalhava de forma autônoma, confeccionando adesivos e realizando tele-entregas.
“O seu próximo sonho era fazer a carteira Categoria C, para caminhão, e viajar. Esse tempo vai chegar. Todos os dias o Luan está lutando pela vida e temos a certeza que Deus está ao lado dele. São dias longos para nós, mas o tempo de Deus é muito diferente do nosso. Temos certeza que muito vai se ouvir falar do nosso guri”, projeta ela.
Conforme a apuração da reportagem, o jovem está em coma e os médicos estão focados no tratamento dos ferimentos da cabeça do rapaz. Por conta da violência da batida, a região está muito inchada. Novos exames deverão ser feitos nos próximos dias para acompanhar a evolução.
“Eles estão muito esperançosos pelo estado que se mantém estável. Sabemos que demora, mas acreditamos muito na recuperação. Estamos rezando muito para que ele possa acordar”, finalizou.

A família de Luan que está em Canela promove diversas correntes de orações buscando, por meio da fé, enviar forças para o jovem.
Vaquinha para ajudar com os custos
Os pais de Luan, por estarem acompanhando o rapaz na recuperação, estão impossibilitados de trabalhar e pedem ajuda para custeio das diversas despesas . A família da namorada também está na companhia do jovem.
Os valores podem ser doados por meio da chave pix (54) 9-96341947, em nome de Rudimar de Souza dos Santos, pai do Luan.
O acidente

O rapaz dirigia no sentido Centro-Saiqui quando um caminhão, que saia da rua Perimetral para fazer a conversão em direção a Canela, entrava na rodovia. Santos não conseguiu evitar o choque e bateu na lateral do veículo de grande porte, atingindo a proteção lateral, entre o engate e as rodas traseiras da carreta. Essa proteção é feita de metal e é um sistema de segurança obrigatório em alguns caminhões. Ainda assim, a moto parou embaixo do caminhão, em frente aos pneus.
A namorada de Luan, de 17 anos, estava na garupa da moto. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados ao Hospital de Caridade de Canela. Ela foi liberada na madrugada de terça-feira (27) e Luan encaminhado ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, com ferimentos graves no rosto e parte frontal da cabeça.
Aquela tarde de segunda era de muita neblina, o que atrapalhou na visibilidade. O motorista do caminhão disse às autoridades que quando fazia a conversão avistou a motocicleta distante.
Questionado pela reportagem sobre como os motoristas devem proceder em dias de baixa visibilidade, o Comando Rodoviário da Brigada Militar pediu para que os condutores redobrem a atenção ao cruzarem via preferencial, conduzam em velocidades mais baixas e utilizem os faróis, inclusive durante o dia.
A Polícia Civil de Canela abriu um inquérito para investigar o caso. Quem responde pela Delegacia de Polícia de Canela é o Delegado Gustavo Barcellos, nas férias do titular Vladimir Medeiros.












