REGIÃO – O alerta está ligado e já preocupa as autoridades da Saúde com os novos casos de coronavírus. Último dia com dados informados, sexta-feira (11) o Rio Grande do Sul registrou média móvel de 386 casos diários ao longo da semana. É um valor semelhante ao registrado um mês antes, mas quase o dobro do que foi registrado no início de novembro.
Os dados possuem forte defasagem porque grande parte das pessoas faz mais testes ou realiza apenas autotestes de farmácia, que não entram para as estatísticas.
Embora o uso de máscaras continue sendo facultativo nos municípios de Canela e Gramado, em virtude do aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, a Vigilância Sanitária emitiu uma Nota Técnica recomendando o uso de máscara em locais fechados com baixa ventilação, locais com alta densidade populacional e nos estabelecimentos de saúde. Também orienta que pessoas com sintomas respiratórios de síndrome gripal passem a utilizar a máscara.
Em Gramado, conforme informou na manhã de quinta-feira (17), a Vigilância em Saúde, 70 pessoas estão infectadas. Os dados correspondem a domingo (13). No entanto, não tem registrado internação no Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), mas dois casos suspeitos estão sendo monitorados na UTI.
Um dos apelos realizados é para a população colocar o esquema vacinal em dia. Dos aptos a serem imunizados, 20.061 da população o que corresponde a 54,9%. A diretora da Vigilância em Saúde de Gramado, Flávia da Silva Oliveira, mencionou que ainda não tem um trabalho específico de mutirão para vacinar a população, pois tem doses disponíveis para a população.
“Não pensamos em realizar mutirão as doses estão disponíveis nas salas de vacinas, no entanto, não estamos pedindo muitas doses devido a baixa procura e para não ter desperdício, vamos avaliar a necessidade de cada semana”, alertou.
Em Canela, segundo dados do Governo do Estado, até o final da quinta-feira (17), 23 pessoas estão infectadas com coronavírus. A redução da procura por vacinas contra a Covid-19, assim como vem ocorrendo em todo o Estado, também preocupa.
O índice na cobertura vacinal é menor que 50%, totalizando 46,8% uma amostragem de 21.272 pessoas. Até o fechamento da reportagem não havia a informação se tem algum paciente internado no Hospital de Caridade de Canela (HCC).
Vacinação Gramado
Crianças e adolescentes até 17 anos
ESF Várzea Grande – Quintas-feiras, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h
UBS Floresta – Segundas-feiras, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h
UBS Centro – Terças-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h
Vacinação para adultos
ESF Várzea Grande – De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h
UBS Floresta – De segunda-feira de tarde à sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 15h
UBS Caic – De segunda à sexta-feira, das 8h ás 11h e das 14h às 15h
UBS Centro – De segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h
UBS Carniel – De segunda à sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 15.
É importante lembrar que a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, é aplicada em pessoas com mais de 40 anos, profissionais de saúde e pessoas maiores de 18 anos com comorbidades.
Vacinação em Canela
A imunização Covid acontece somente às terças-feiras em todas as UBS’s, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Segunda dose – Crianças de 3 a 11 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose no caso da Pfizer Pediátrica e de 28 dias no caso da Coronavac Pediátrica). Adolescentes de 12 a 17 anos – (intervalo de dois meses após a 1ª dose). População adulta – (intervalo conforme imunizante aplicado/informações na carteirinha).
Terceira dose – Adolescentes de 12 a 17 anos (que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses). População adulta (pessoas que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses).
Quarta dose – Pessoas com 40 anos ou mais (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses); trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente e receberam a 3ª dose há mais de quatro meses.
ATENÇÃO
A Secretaria da Saúde informa que chegaram as doses para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades. A imunização iniciará na terça-feira (22) na UBS Central, quadra abaixo do Hospital de Caridade de Canela (HCC).
Texto: Tiago Manique – [email protected]