REGIÃO – O sinal de alerta segue ligado pelas forças de segurança pública para o segundo turno. O governador afirma que o Estado, a exemplo do que fez no primeiro turno, reforçará a ação das forças de segurança, com aumento do efetivo e monitoramento da situação em todas as regiões do RS. Canela e Gramado e os demais municípios de abrangência do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), não é diferente.
O comandante tenente-coronel, Cezar Augusto Chaves, citou que a BM estará preparada, mas admite preocupação e afirmou que todo efetivo estará nas ruas e pediu que prevaleça o respeito a democracia.
“O encerramento é o nosso foco, ao contrário do que foi no primeiro turno onde o foco era o início do pleito, agora a preocupação é com final. Isso porquê um dos lados vai comemorar e o outro pode ter uma reação mais adversa. Para isso a Brigada Militar está preparada, torcendo para que não aconteça nada, seja uma eleição tranquila onde se prevaleça a democracia decidida nas urnas”, comentou.
O comandante também citou do caso envolvendo o vereador Professor Daniel que teve o veículo vandalizado em um atentado político, citando que este é também mais um motivo para o reforço policial.
“Sobre o caso ocorrido em Gramado, envolvendo o carro do vereador Professor Daniel, do Partido dos Trabalhadores (PT), isso aumenta a preocupação da Brigada Militar, principalmente no momento que as ameaças saem do campo verbal e se transformaram em vandalismo, dano, conforme a agressão que ocorreu. Fato que justifica ainda mais a importância do efetivo que será reforçado”, enfatizou.
A Polícia Civil (PC) também estará mobilizada. Em Canela, o delegado Vladimir Medeiros disse que o efetivo será suficiente e estão preparados. Já Gramado, o delegado Gustavo Barcellos, mencionou que o plantão será reforçado e sobreaviso da investigação, com rondas nas sessões eleitorais.
Texto: Tiago Manique – [email protected]