CANELA – O ginásio e centro de eventos localizado no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, no Saiqui, foi destruído por um temporal na noite desta segunda-feira (15). A tormenta começou por volta das 21h30, quando ainda haviam pessoas dentro do ginásio.
Cerca de 40 pessoas estavam no local no momento do temporal, mas ninguém se feriu. Valdomiro e Margarida Jardim, que administram a quadra esportiva e os horários dos jogos amistosos de futsal, estavam no interior do ginásio quando o telhado foi arrancado pelo vento.
“Estávamos aqui quando começamos a ouvir alguns estalos. Tinham pessoas dentro da quadra, mas, graças a Deus, conseguiram sair a tempo. Nos abrigamos em baixo da marquise quando caiu o telhado”, descreveu.

Um outro grupo de pessoas que estava promovendo uma janta, acompanhados de Valdomiro, também se abrigou abaixo da marquise. Ele contou que algumas pessoas acabaram correndo para fora da construção.
“Foi muito preocupante, apesar de eles já terem terminado a janta e estarem se retirando para fazer o acerto. Foi durante a troca de horários que começou o problema maior, mas eles não estavam jogando, só estavam na quadra. Uns correram para fora, outros para baixo da marquise. Foi muito apavorante”, frisou.
De acordo com o casal, a maioria das pessoas mantiveram-se calmas, mesmo com a gravidade da destruição, exceto por algumas crianças que ficaram muito assustadas com o ocorrido. “Elas gritavam: vamos sair daqui! Vamos sair daqui! Mas não tínhamos como tirá-las, ainda havia muito vento”, citou.
“Ficamos muito preocupados com as crianças. Elas estavam atrás de uma das goleiras brincando e conseguimos tirar eles e levá-los para debaixo da marquise. No momento que começou a levantar, logo já caiu. Foi o tempo que deu para tirarmos eles”, completou Valdomiro.
Obras e Assistência Social prestaram auxílios para combater estragos

A região mais afetada foi a localidade do Saiqui onde foram registradas quedas de árvores, destelhamentos de residências e de um ginásio. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Canela, por meio das Secretarias de Obras e Assistência Social, atuaram na remoção de árvores para desobstrução de estradas e no auxílio às famílias que tiveram suas casas danificadas pelas intempéries climáticas.
Na RS-235 (estrada do Saíqui), no trecho próximo ao Santuário de Caravaggio, houve queda de cerca de 30 árvores. Com o auxílio de retroescavadeiras e caminhões, bombeiros e servidores da Secretaria de Obras removeram todo material e liberaram a rodovia ainda na noite de ontem. Árvores também foram removidas da pista na RS-466 (Estrada do Caracol) e na Estrada do Caçador, no interior do município. As duas estradas também já estão liberadas para o tráfego de veículos. “Agimos de forma rápida, mesmo em condições desfavoráveis. Faço um agradecimento especial aos bombeiros e servidores pelo profissionalismo. O atendimento a população é nossa prioridade”, destacou o secretário de Obras, Marcelo Savi.
Já na RS-476, o trecho próximo ao Parque Fazenda da Serra segue interditado devido ao grande número de árvores caídas na pista. O Corpo de Bombeiros de Canela está no local trabalhando para liberar a rodovia e aguarda a presença de representantes do Daer – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem.
TELHAS E LONAS PARA OS ATINGIDOS
A Secretaria de Assistência Social prestou auxílio a duas famílias do bairro Saiqui que tiveram os telhados das suas casas danificados pelo temporal. Além de entregar telhas aos moradores, a Assistência Social disponibilizou lonas ao Corpo de Bombeiros para atendimentos em outras ocorrências. “Estamos circulando pela cidade nesta manhã para verificar se mais moradores estão necessitando de algum tipo de suporte! Quem precisar pode entrar em contado conosco”, avisa o secretário de Assistência Social, Artur Pacheco. A Secretaria fica localizada na Rua Augusto Pestana, Nº 455, Centro. Contato pelo fone (54) 3282-5140.











