InícioNotícias19ª Cavalgada de Prendas tem data confirmada

19ª Cavalgada de Prendas tem data confirmada

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – A equipe organizadora da 19ª Cavalgada de Prendas de Cambará do Sul já tem data para o evento: 17 de setembro. A equipe de Redação do JI conversou com uma das integrantes. “Estamos esperando de 380 a 400 mulheres à cavalo e o almoço será gratuito às prendas”, disse Ana Paula Isoppo, que organiza o evento junto com Erica Titoni, Josiane Detânico, Lisiane Dresch, Roberta Dal Rolt, Samira Aguiar e Suelen Fonseca.

Ana Paula afirmou que o percurso é pelos campos do município e terá aproximadamente 23 quilômetros. Além disso, durante o evento, as participantes farão atividades que exigem conhecimentos culturais e campeiros. E, conta com a participação de prendas de todas as idades, desde a mais jovem até a terceira idade.

A atividade busca a conservação e o fortalecimento do papel da mulher na cultura gaúcha. “A iniciativa das mulheres é para mostrar que elas têm garra, amor as tradições e uma conquista de liberdade e igualdade. Proporcionando as participantes poder vivenciar a cultura gaúcha”, explicou Ana Paula.

Um apreciador da cultura gaúcha, o empresário Zenis Coelho recebeu as prendas integrantes da organização e acredita que Canela e Gramado precisa colaborar com o crescimento do turismo e cultura local dos municípios do interior.

“Elas pediram meu apoio. Acho muito importante o trabalho que elas fazem, ainda mais que no mês de setembro é comemorado o dia do Gaúcho. Precisamos divulgar e incentivar os atrativos dos municípios do nosso interior”, comentou Coelho.

Coelho recebeu integrantes da organização. Da esquerda para direita, Roberta da Rolt, Lisiane Dresch, Samira Aguiar, Suelen Fonseca e Paula Isoppo – Crédito: Divulgação.

Por fim, a última edição ocorreu em 2019 e teve a participação de 12 mulheres de Canela e seis de Gramado. Devido a pandemia do coronavírus, a Cavalgada das Prendas de Cambará do Sul foi suspendida em 2020 e 2021.

A primeira Cavalgada de Prendas

Tudo começou no ano de 2000, quando decidiram realizar um passeio entre amigas. Uma prenda foi convidando outra, até que chegaram a reunir 86 mulheres na primeira edição. Elas cavalgaram pelos Campos de Cima da Serra com muita neve, pois era mês de setembro daquele ano, por exemplo.

A experiência deu certo, o evento só foi tendo sucesso nos próximos anos, chegando a somar até 600 prendas, de diversas cidades, estados e até países. Para as mulheres que organizam o evento, a cavalgada é uma grande reunião de amigas, que num ‘ambiente familiar’, se dedicam a mostrar suas habilidades no lombo do cavalo, experimentar essa vida rural e promover uma grande integração.

Mais informações sobre a Cavalgada de Prendas pelo telefone (54) 9980.3396 ou pelas redes sociais, Facebook (19ª Cavalgada de Prendas) e Instagram (cavalgadadeprendas2022).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido