InícioGeralGramado e CanelaUma delícia de projeto

Uma delícia de projeto

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Integrar, aprender e colocar em prática o aprendizado elevando a auto estima das participantes. Assim foram os dois dias de curso gratuito de Bolachas e Salgados Caseiros no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Canelinha, parceria da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural.

As atividades ocorreram entre os dias 30 de junho e 1º deste mês, e foi coordenada pels insrutora do Senar, Denise Vogg. No total, 10 mulheres participaram do encontro que teve a produção de massas para biscoitos e folhados, até o desenvolvimento de recheios nas receitas.

Entre as participantes, estava a moradora do bairro Canelinha, Paola Eduarda Soares da Silva. Pela primeira vez teve a oportunidade de aprender a arte da culinária e já está ansiosa para os próximos cursos.

“Próximo curso pode contar comigo, vou fazer, foi muito divertido, coisas que não sabia agora aprendi e quero aprender a fazer mais coisas e quem sabe começar a vender, muitos detalhes que não sabia aprendi neste curso”, disse ela que já faz alguns bolos e tortas para amigos e familiares.

Foto: Tiago Manique/JIH – Paola entre Lidiane e Márcia, pretende participar de mais atividades no Cras Canelinha

A coordenadora do Cras Canelinha, Maria Lidiane Rodrigues, citou que as oficinas ofertadas no Cras são todas gratuitas e visa estimular a auto estima das pessoas e em alguns momentos incrementar renda, ser inserido no mercado de trabalho ou até abrir o próprio negócio.

“A qualificação das pessoas que participam pode agregar sim no currículo quando procurar emprego, pois as participantes quando encerram os cursos, saem prontas para o mercado de trabalho, recebem certificado que á ceito pelas empresas se sentem seguras pelo que é ensinado aqui [Cras Canelinha] elevando a auto estima, se sentem parte de um grupo”, disse Lidiane.

A psicóloga do Cras Márcia de Brito, é concomitante ao que disse a coordenadora e acrescentou que memso com o término dos cursos ofertados, segue sendo realizado um acompanhamento aos participantes com visitas nas casas.

“Quem participa dos cursos, fizemos um acompanhamento com visitas domiciliares. E neste curso que fizemos foi bem interessante, pois muitas participantes vão deixando de ser inibidas, elevando a auto estima, se sentidno capaz de fazer a aprender. Observamos o orgulho delas de olhar tudo pronto com qualidade e dizer que ‘fui eu que fiz’, além de terem produzido produtos saudáveis”, explicou.

Lidiane informou que para participar das atividades gratuitas proposta pelo Cras Canelinha, tem que estar cadastrada no Cadastro Único (Cad Único). Mais dois cursos na área da culinária estão programados, sendo de Pães e Tortas e Doces e que serão divulgadas em breve.

Texto: Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido