Por Leonardo Santos – [email protected]
GRAMADO – Os usuários do transporte público ganharam um alento. Até o final deste mês, especificamente na última semana de julho, uma licitação direcionada ao transporte coletivo público deve ser lançada. A revelação foi feita pelo secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Tiago Procópio, na sexta-feira (24), durante o programa Máquina Pública na Rádio Integração Digital. De acordo com ele, uma empresa foi contratada pela Prefeitura para realizar a adequação de dados, incluindo preços dos insumos: combustível, óleo, pneus, entre outros produtos.
“Estamos trabalhando nesta área. No final de julho teremos a licitação do transporte público. Não é tarefa fácil, pegamos um projeto que já existia, contratamos uma empresa para atualizar os dados. Por exemplo, preço de combustível e número de passageiros. Em 2019, se transportava 4.800 passageiros e, atualmente, são 1.800. Não é pela qualidade, os veículos não são ruins, atendem os requisitos da legislação. O que aconteceu? Houve, com a pandemia, uma retração do transporte público, o preço da gasolina subindo, pneus, óleo. Claro que as empresas sentiram. A nível nacional se fala em déficit de R$ 14 bilhões no transporte público. Gramado não seria diferente”, comentou.
Procópio frisou que o edital prevê o aumento na frota de ônibus, o que irá ajudar os contribuintes que moram nas regiões interioranas do município. “Sentimos a redução da utilização. Projetamos uma licitação, mas não sabemos o que esperar dela pela condição financeira das empresas do meio no Estado. De qualquer forma, vai haver melhorias no transporte público. Está tudo ajustado para o final de julho. Vamos pressupor que uma empresa atenda este projeto. Ele vai aumentar pra 23 ônibus (atualmente 16 estão em operação. Inclusão de três veículos ocorreu na segunda, 27). Para melhorar, nós precisamos de sete veículos a mais. Temos que atender os interiores, estamos sem transporte público na localidade da Pedras Brancas, por exemplo”, destacou.
Conforme o secretário há uma negociação para a implantação de dois horários, por semana, nestas localidades. “Terça e quinta para que não fique sem. As pessoas precisam vir para fazer compras ou consulta médica, elas se programam para isto”, completou.
Engarrafamentos e faixas luminosas
Os engarrafamentos estão sob a atenção da pasta, que busca sanar esta questão. O problema é frequente nas principais ruas da cidade, como a Garibaldi e a Borges de Medeiros, onde a concentração de veículos e pedestres é mais elevada. Procópio ressalta que a contratação de orientadores ajuda na resolução destes fatos, mas a pasta prepara um projeto inovador que deverá ser implantado nos próximos meses.
“Tem sido muito importante (a contratação de orientadores de trânsito). No ano passado, enviamos para a Câmara de Vereadores uma solicitação de 12 vagas e tivemos oito inscritos. Deste montante, apenas quatro ficaram. Passamos toda a alta temporada com os 11 agentes de trânsito e estes orientadores. Neste ano tentamos nos prevenir e adiantar o processo. Já encaminhamos, em janeiro, para a Casa Legislativa uma nova abertura para contratação. Das 12 vagas aprovadas, só houveram dois inscritos, que são os que estão atuando”, revelou
Segundo o secretário, o projeto consiste na iluminação das faixas de segurança, que terão um botão de acionamento manual. A luz indicará aos motoristas a intensão dos pedestres em realizar a travessia.
“Foi desenvolvido um projeto exclusivo para Gramado. Ele foi projetado dentro do que entendemos. Nosso intuito não é instalar sinaleiras, pois teríamos que seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) automaticamente. Se for colocado em cima (para os carros), tenho que colocar em baixo (para os pedestres). Se entende que isso iria poluir muito a cidade. Está sendo desenvolvida uma iluminação para as faixas de segurança. Vai ter um botão com temporizador. Já vai estar ligado, mas quando a pessoa apertar o foco de luz irá aumentar. Com isso, o motorista vai entender que alguém irá atravessar na faixa”, descreveu.
Implantação deve estar completa até final de outubro
A instalação, caso o projeto seja aprovado pelo prefeito Nestor Tissot, deve demorar de 45 a 60 dias. Procópio estima que no início do Natal Luz os equipamentos já estejam implantados.
“Programamos o tempo, a cada dois minutos as pessoas poderão apertar e passar. Já vi um modelo, a empresa que produz entrou em contato e me mandou. Eles estão em fase de aperfeiçoamento. Farão um protótipo e, posteriormente, mandarão o orçamento para eu poder apresentar o projeto para o prefeito. A empresa pede de 45 a 60 dias para os engenheiros montarem. É uma coisa nova e exclusiva para Gramado, não existe em outros lugares. Eu acredito que, com a aprovação do prefeito, se for a ideia que ele espera, poderemos entrar no Natal Luz com o equipamento instalado. Então, final de outubro, possivelmente”, projetou.











