REGIÃO – Na manhã de sexta-feira (12), o governador Eduardo Leite (PSDB) e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitaramo Parque Nacional Aparados da Serra (cânion Itaimbezinho) e o Parque Nacional de Serra Geral (cânion Fortaleza), em Cambará do Sul.Salles veio ao Estado para discutir a concessão de quatro parques e florestas gaúchos à iniciativa privada. Além dos dois citados, também entram na proposta a Floresta Nacional de Canela e a Floresta Nacional de São Francisco de Paula.
Antes da visita, Salles e Leite, acompanhados do prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, sobrevoaram a área dos parques nacionais. Para o governador Eduardo Leite, a proximidade de Cambará do Sul a outras cidades, com um turismo já consolidado, é uma alavanca de oportunidade. "Os cânions ficam a uma distância razoável para que o turista venha de Gramado ou Canela, ou também do litoral gaúcho e catarinense", comentou.
A proposta do Ministério do Meio Ambiente é conceder os parques à iniciativa privada, a fim de que os operadores assumam a manutenção da infraestrutura, incluindo tudo que diz respeito à visitação. Hoje, o Aparados da Serra recebe, anualmente, cerca de 250 mil visitantes. Se os parques forem concedidos, a expectativa de Cambará do Sul é de que este número salte para 1 milhão. O ministro Ricardo Salles prevê que o edital para concessão dos parques seja lançado em outubro deste ano.
O governador Eduardo Leite vê como positiva a proposta, considerando a geração de empregos e a qualidade do serviço prestado pela iniciativa privada. “É uma oportunidade de qualificar a infraestrutura do parque e a experiência de visitação dos gaúchos”, explicou. Leite também afirmou que busca alternativas para aperfeiçoar o acesso aos parques, que inclui um trecho não pavimentado na ERS-427. Hoje, para chegar ao local, o visitante precisa percorrer um trajeto de 18 quilômetros de chão batido.