Gian Wagner
GRAMADO – A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por meio de pedido de empresários, está com planos de fechar o acesso à rua Emilio Leobet, bairro Avenida Central, para quem trafega pela ERS-235 no sentido Gramado/Canela. Além de fechar o acesso, que obrigaria o retorno para acessar o bairro na rótula próximo ao Super Carros, a EGR também teria solicitado a troca de local de uma parada de ônibus junto a um novo empreendimento nas margens da rodovia.
A situação não agradou os moradores do bairro que alegam que o bloqueio poderia causar transtornos maiores como a sobrecarga do acesso a escola do bairro, através da rua ao lado da Taqi, e também das rótulas. A fim de tentar evitar que este fechamento ocorra, os moradores organizaram um abaixo-assinado e procuraram a Associação de Moradores do Bairro Avenida Central para tomar providências e buscar apoio.
Na sessão da Câmara de Vereadores de ontem (9) uma carta de pedido de apoio foi entregue aos vereadores solicitando ajuda para que a EGR desista do bloqueio. “Nós como representantes pela associação estamos aguardando uma reunião com a EGR que deve acontecer nesta semana ainda onde eles vão se posicionar a respeito deste assunto”, disse a presidente da associação de moradores, Karla Elenara.
REUNIÃO HOJE – O secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, irá se reunir na manhã de hoje com representantes da EGR e empreendedores que solicitaram à estatal a alteração na ERS-235. “Foi uma decisão da EGR para atender o pedido de empresários que estão construindo um estabelecimento próximo ao acesso e o medo é o perigo nas conversões para acessar o hotel, devido ao fluxo de pedestres”, contou o secretário. “A melhor opção é a segurança, mas alterar aquele ponto cria um problema de mobilidade urbana”, avalia o secretário.