REGIÃO – Gramado aumentou o índice de contratações no mês de outubro deste ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2018,o saldo é positivo em 160 vagas de empregos. Ou seja, foram admitidas 160 pessoas a mais que demitidas. Em outubro deste ano o saldo melhorou e subiu para 187. Os dados são do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho.
O setor que se destaca não é o comércio, como se acredita. Este setor em Gramado foi responsável por apenas 27 novos empregos neste ano, número menor que em 2018, quando o comércio gerou 43 novos empregos no período. Quem se destaca é o setor de serviços, principalmente no subsetor que refere sobre restaurantes e hotéis. Enquanto o setor de serviços como um todo representou 144 novas vagas neste ano (e 135 no ano passado), o subsetor que fala de hotéis e restaurantes foi responsável 139, neste ano, e 129 em 2018.
Em Canela o índice de 2019 é menos da metade que no ano passado
O índice de contratações, conforme o Caged, apontou menos da metade de vagas de emprego criadas em comparação ao mesmo período de 2018. Ano passado o mês registrou 97 vagas a mais, número que despencou para 44 em 2019. A queda foi representativa no setor de serviços, que assim como Gramado é o que mais movimenta. A diferença é que em 2018 o subsetor em alta no período era comércio e administração de imóveis, com 97 das 99 vagas a mais criadas no setor de serviços como um todo. Hotéis e restaurantes, em outubro do ano passado, contrataram apenas quatro pessoas a mais que demitiram.
Neste ano o cenário mudou e das 40 vagas criadas no setor de serviços, 36 foram no subsetor de hotéis e restaurantes. O setor de comércio e administração de imóveis criou dez novas vagas neste ano. O setor do comércio, mesmo ainda no negativo, teve uma recuperação. Em 2018 o setor demitiu dez a mais que contratou. Neste ano o número caiu para cinco.