O político e empresário Jorge Drumm chamou atenção esta semana nas redes sociais ao postar um vídeo pedindo uma reflexão do eleitorado sobre a importância de eleger um representante local para a Assembleia Legislativa na eleição de outubro próximo. Inicialmente cheguei a pensar que estivesse publicando apoio ao companheiro de partido (PSDB) Gilberto Cezar, de Canela. Mas não, de fato é ele que pretende concorrer novamente.
Sentou na cadeira em 2015
Em 2006, Drumm fez 15.966 votos e em 2010 chegou como suplente do PSDB, quando fez 24.665 votos. Teve uma oportunidade em janeiro de 2015 que assumiu como deputado na Assembleia Legislativa por 30 dias, durante o mandato da governadora Yeda Crusius, do seu partido. Jorge Drumm foi vereador eleito em 2006 com 826 votos, candidato a vice-prefeito em composição com o PP em 2016, e presidente da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), de 2007 a 2008. Entre 2009 e 2010, foi secretário estadual adjunto de Turismo, Esporte e Lazer.
Foi pro ar perdeu o lugar
Nas eleições estaduais de 2014 e 2018,Drumm não concorreu. Em2018, o canelense do seu partido, Gilberto Cezar, participou do pleito ficando na segunda suplência com 19.279 votos. O atual vice-prefeito de Caneladisse ontem que ia repetir a dosee será candidato,independentemente de a região ter dois, com Jorge concorrendo também. “Fiquei 2º suplente, fui vereador mais votado de Canela, presidente da Câmara, vice-prefeito eleito, segundo suplente na primeira tentativa, vice-prefeito reeleito: Muitas lideranças políticas e empresariais tem cobrado que eu me coloque a disposição para que a região realmente tenha chance de ter um representante”, disse ontem à coluna.
Qual será o partido de Jorge?
Jorge Drumm tem manifestado descontentamento com o PSDB e disse à coluna que ainda não sabe por qual partido será candidato a deputado. O governador do Estado tem cogitado deixar o PSDB e se vincular ao PSD e concorrer àpresidência da República. O vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, promete seguir Leite e especula-se que também os quatro deputados estaduais e os dois federais da legenda fariam o mesmo. Logo, imagina-se que também Jorge Drumm poderia fazer isso, assim como Gilberto Cezar. O vice-prefeito de Canela, porém, não acredita que Leite deixe o PSDB. Bem, até o dia 2 de abril estas questões partidárias precisam estar resolvidas. Muita expectativa até lá…
Região desamparada
É verdade que a região precisa do seu representante na Assembleia. E o eleitorado parece entender isso. Tanto Drumm quanto Gilberto Cezar fizeram boas votações por aqui. O problema é que nenhum deles conseguiu expandir e também o coeficiente não ajudou. Em 2010,Drumm fez 24.665 votos e ficou na suplência. Agora em 2018, Gilberto Cezar fez 19.229 e também ficou na suplência, sendo que a última eleita do partido, Zilá Breitenbach, entrou com 24.115 votos, menos do que fez Drumm em 2010. O ideal portanto seria que os dois entrassem em um consenso e um deles abrisse mão de concorrer para manter chances reais ao outro.
Plano Diretor
Depois de seis meses na Câmara, os vereadores decidiram contratar uma assessoria para estudar o projeto do Plano Diretor. Assim a UFRGS vai levar quase R$ 300 mil (segundo disse o Professor Daniel no programa O Voto de Minerva) para, em quatro meses, apresentar relatório. Fiz questionamento em ralação a isso essa semana no Programa Chimarrão e Atualidade e talvez até tenha elevado o tom acima do necessário ao que peço desculpas aos edis que assim o entenderam.
Muita demora
Minha indignação com os vereadores por causa desta contratação se dá especialmente por entender ser fora de necessidade e do curso. Se não tinham como analisar sozinhos o projeto feito pelos técnicos do Executivo em dois anos, passando de um governo ao outro, deveriam ter contratado assessoria logo que o receberam e não só agora quando já fizeram as diversas reuniões com a comunidade. Entendia eu que este era o caminho certo, consultar as comunidades para entender a necessidade de cada uma, mas agora isso é jogado no lixo em detrimento a contratação de pessoas que nem conhecem a nossa realidade e por um valor bem alto. E, andando assim, quem está esperando pode aguardar até 2050.
O Deus MP
De longa data todos vereadores da oposição e situação, prefeitos e secretários criticam a atuação do MP, que complica tudo, leva à demora tudo, mas todos eles, sem exceção, quando lhes convém, correm para lá como seu porto seguro.
E quanto a legalidade da contratação da referida faculdade? Bom, o MP estava junto, aparece na foto, então não haverá ninguém para investigar e denunciar se for o caso. Na minha visão o MP deveria ficar longe, não é seu papel legislar, mas sim, e apenas, fiscalizar a aplicação da lei. Como todos correm para lá quando algo não lhe agrada, fazer denúncias, mesmo que sem embasamento, de vez em quando tem que fazer um agradinho.
Audiência Pública
A prefeitura de Gramado está chamando uma audiência pública sobre a negociação do Hospital São Miguel para a próxima quinta-feira(31). A reunião acontece às 10h no Auditório da Prefeiturae será transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura. A negociação segue sendo o assunto principal de alguns vereadores da oposição na Câmara, que querem mais proximidade com o tema e manifestam preocupação com o rumo da casa de saúde. Mas, este momento será para que os novos donos apresentem o projeto do novo hospital à sociedade gramadense.
O Voto de Minerva
Na semana passada conversei com os vereadores Cícero Altreiter, Neri da Farmácia e Joel Reis. Na última terça-feira o papo foi com o Professor Daniel e o Cícero Altreiter. Para a próxima terça-feira estão confirmados Renan Sartori, Rosi Ecker Schmitt e Rodrigo Paim.
Texto: Cláudio Scherer | [email protected]