CANELA – A 4ª Conferência Municipal de Cultura ocorre neste final de semana no auditória da Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus Hortênsias. Hoje (4), a partir das 17h30, e amanhã (5), a partir das 9h. Com o objetivo de organizar o Sistema de Cultura na cidade, o tema geral deste ano será ‘A Gestão da Cultura Municipal, através da representatividade do Conselho Cultural’. A secretária de Turismo e Cultura, Carla Reis, convoca os artistas. “Nós precisamos da integração dos artistas para que possamos estar fortalecendo e valorizando a Cultura em nosso município e dialogando para saber qual Cultura queremos de agora em diante”, disse Carla.
De acordo com diretor do Departamento de Cultura, Carlos Eduardo Fernandes, todos os artistas podem participar. Segundo ele, duas palestras serão realizadas nesta sexta, com o objetivo esclarecer a funcionalidade e importância do Conselho de Cultura no município. Já no sábado será feita a escolha das pessoas que irão compor o Conselho para o biênio (2022/2023). “Para participar da conferência, podem todas as pessoas, de todas as classes artísticas. Mas, para concorrer a uma cadeira é preciso comprovar que é morador de Canela e provar que já desenvolve a atividade na área pelo menos dois anos”, falou Fernandes.

CONSELHO DE CULTURA – O conselho estava desativado. Entre as ações, a Secretaria de Turismo e Cultura abriu um cadastro, que finalizou no dia 27 de fevereiro, com o intuito de mapear os artistas canelenses e com isso criar projetos. O objetivo, segundo a secretária, é desenvolver ferramentas que facilitem a busca por recursos destinados ao setor. Outra ação por parte da pasta foi reformular o documento que previa a participação dos integrantes do Conselho apenas para representantes de entidades culturais, abrindo para artistas da sociedade civil. Serão 10 cadeiras, sendo cinco do poder público.

GESTÃO DA SECRETARIA – Carla Reis explica que a gestão da pasta precisa ser realizada envolvendo três pilares. O primeiro é vender o produto Canela, vender a cidade, os atrativos. Outro é trabalhar nos eventos para que eles continuem, além criar mais eventos. E o terceiro é a Cultura. “Pois não há Turismo sem Cultura e o Turismo traz a Cultura para nós. Aqui entra fomentar a cultura. Valorizar, buscar, incentivar. Canela vem com essa identidade de muito tempo. Eu, o Dudu e muitos outros viemos deste fomento realizado há muitos anos, com o Festival de Teatro. Várias pessoas da comunidade faziam teatro por hobby. Chegamos a ter 28 grupos. Existiam grupos de estudo. Alguns artistas escreviam e escrevem roteiros como é o caso da Lisi Berti”, comentou Carla Reis.
INTAGRAM – A Secretaria de Turismo criou um canal (@culturacanela) para divulgar ações do departamento de Cultura e o trabalho dos artistas locais.
SECRETARIA DE CULTURA – Para Carla Reis a criação de uma Secretaria especificamente para o setor cultural seria o ideal. “Eu ainda defendo uma Secretaria de Cultura, que pode andar com as próprias pernas, focando em todos os segmentos, com a ideia de trabalhar separado na parte burocrática, mas com os mesmos fins. Costumo dizer que a arte transforma vidas. Precisamos ter este olhar novamente para Cultura aqui em Canela”, explicou Carla.