O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) vem tecendo críticas à política de nomeação dos cargos comissionados (CCs) na gestão do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). A nota do parlamentar é de que há favorecimento familiar dentro da prefeitura, algo que Guerra alegou veementemente que não compactuaria antes de se eleger, ainda na campanha. As declarações de Meneguzzi surgem após anúncio de portaria no Diário Oficial Eletrônico do Município, na sexta-feira (22).
De acordo com o documento, Daniel Guerra nomeou a ex-secretária do Turismo, Renata Carraro, como Diretora Geral do gabinete do chefe do Executivo. A nomeação é retroativa para o dia 14 de novembro, data em que o prefeito estava participando de um congresso de gestão pública em Natal (RN). Agora, Renata passa a ter vencimentos mensais de R$ 7.032,14. Como secretária do Turismo, ela recebia R$ 13.466,88.
Meneguzzi salienta que houve troca de cargos no Executivo. O cargo de CC que agora é ocupado por Renata pertencia à ex-cunhada do prefeito, Patrícia Lourenço Ferreira, que hoje comanda justamente a Secretaria do Turismo. “Daniel Guerra se elegeu dizendo que iria praticar uma nova política. Mas não é o que ocorre. O governo vive do compadrio e do favorecimento familiar. Esse troca-troca de CCs envergonha a política de Caxias, e a tese da seleção curricular caiu por terra no início da administração”, disse Meneguzzi.