InícioExclusivo AssinantesEnfim ressarcimento

Enfim ressarcimento

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em 1982, por lei municipal, assinada pelo então prefeito Nelson Dinnebier, o município de Gramado doou um terreno de 586 m² para a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), para um fim específico: Construir prédio residencial, “exclusivamente à residência do Juiz da Comarca de Gramado”. A lei tem apenas quatro artigos, bem claros e objetivos. O primeiro descreve o imóvel, o segundo determina o uso, o terceiro dá o prazo de 12 meses para a ocupação do imóvel e o último revoga as disposições em contrário. Ou seja, qualquer leigo entende.


Como os tempos mudaram, os juízes hoje ganham muito bem, obrigado, e cada um deles pode construir sua própria residência. Assim, aquele terreno ficou desocupado e a senhora AJURIS decidiu transformá-lo em dinheiro. E assim o fez. E quem foi o comprador? O senhor Fedoca, jurista da cidade, bem relacionado com a referida Associação e, pasmem, proponente ao cargo de prefeito da cidade, e construiu lá em cima seu escritório de trabalho. Ao que se soube, o cartório local se negou a fazer o contrato de compra e venda, documento que antecede a transferência de titular, e, foi-se, então, à Canela.


Assim, papo vai e papo vem, o assunto chegou ao Ministério Público que notificou a Prefeitura a tomar providência. Então, no final de 2020 iniciaram-se as conversas e parece que já há um entendimento. A AJURIS deverá ressarcir cerca de R$ 600 mil ao município. Já pensou se a decisão de um julgamento fosse devolver o imóvel ao município?

POUCO INTELIGENTE
Foi pouco inteligente, se não mal intencionada, a forma encontrada pelo médico neurologista Fabiano Rossetti Ruoso para dizer que não foi ele o profissional que agrediu a esposa, conforme divulgado em toda a imprensa da região, sexta passada. Aliás, o texto foi publicado, por todos, bem do jeito que veio da Delegacia de Polícia de Canela. Eu concordo que não foi a forma correta de citar a profissão “neurologista”, mas vamos combinar que é fácil fazer a população entender sua inocência. Tivesse feito uma publicação humanizada, com termos menos agressivos, voltaria a ter o mesmo espaço que teve de todos nós, nos veículos de comunicação e nas orações, como teve recentemente quando enfrentou o Covid. Então, até pela arrogância dos posts, onde pretende fazer parecer que é a última bolachinha do pacote, e que atende 50 vezes mais do que outros, e pelos termos ofensivos contra toda a imprensa, conta com todo o meu desprezo. Minha desconsideração. Não bateu na esposa, mas seu caráter está descrito naquelas postagens.

INVESTIGAÇÃO
Os quatro vereadores da situação (PP), pretendem mesmo pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o processo de contratação de emissora de rádio para a transmissão das sessões por R$ 4,1 mil cada. Eles também pretendem encaminhar o assunto ao Ministério Público. A volta do recesso, dia 16, com a primeira sessão ordinária dia 21, promete. O principal assunto deverá ser o mesmo de antes das férias.
A CPI, no entanto, não deverá acontecer, pois precisaria de um dos votos da oposição que já se mostrou alinhada ao líder Professor Daniel. Para o pedido de CPI só precisa de um terço dos edis, três, e o PP tem quatro, mas para ser aceita precisa de cinco votos, e neste caso o PP tem ‘SÓ’ quatro. Sobre o contrato com a rádio o presidente Renan Sartori disse ontem à coluna que está dependendo de alguns pareceres para tomar uma atitude. Não adiantou, porém, que atitude seria essa.

ALFREDO PRESIDENTE
A sessão de retorno ainda será comandada por Emília. Nesta sessão será “detectada” a vacância do cargo de presidente, já que Alberi Dias renunciou durante o recesso e na seguinte, dia 14, é que terá a eleição do novo presidente. O acordo é que Alfredo Schaffer (PSDB), seja eleito para o mandato tampão. Os demais cargos da Mesa Diretora permanecem os mesmos eleitos no início da legislatura. Claro que o cargo que ficará livre pelo próprio Alfredo, segundo-secretário, também deverá ser preenchido.

MINISTÉRIO PÚBLICO RECEBE OS PRIMEIROS INDICIAMENTOS DA OPERAÇÃO CARITAS E DEVE ENCAMINHAR DENÚNCIAS AO JUDICIÁRIO AINDA HOJE
Na sexta passada (28), o delegado Vladimir Medeiros publicou mais uma fatia do inquérito da Operação Caritas. Dos 40 nomes que apresentou, a Polícia Civil apresentou em público no dia 8 de novembro como investigados, 17 tiveram indiciamento protocolado naquele dia. Nesta quarta-feira (2), mais três indiciamentos foram entregues ao Ministério Público. Até ontem, porém, o promotor do caso, Bruno Pereira Pereira, da Comarca de São Francisco de Paula, não tinha entregue nenhuma denúncia ao Judiciário. Como o prazo para isso é cinco dias úteis (podendo justificar se não conseguir no prazo), é hoje que isso deve acontecer.


O Promotor está analisando as provas da Polícia Civil e decide se devem, todos eles, ou alguns, serem denunciados. Feito isso o Judiciário recebe, notifica os denunciados, aguarda suas manifestações e decide se devem ou não serem processados. Se sim, viram réus e responderão pelos crimes apontados pela documentação probatória que a Polícia juntou ao Inquérito.


O Promotor de Justiça atua como denunciante, defendendo as provas da Polícia, e cada réu terá de se defender com advogados contratados. Até aqui o processo corre em segredo de Justiça, mas alguns nomes dos indiciados se tornaram públicos. Entre os vinte estão: o ex-secretário de Turismo, Ângelo Sanches; o secretário do Meio Ambiente, Jackson Müller; o vereador Alberi Dias, que está preso preventivamente; Ademir Colombo da Silva, o Junta, que também está preso; o ex-secretário de Obras, Luis Cláudio da Silva; o ex-interventor do Hospital de Caridade, Vilmar Santos; e o ex-vice-presidente do MDB, Osmar Bonetto.


Jackson Müller e Ângelo Sanches foram indiciados no inquérito de quarta-feira por concussão, no caso das rachadinhas, e ambos dizem não ter envolvimento com a cobrança de um percentual dos salários dos CCs para o partido MDB. Como a Polícia Civil dividiu o inquérito em mais de dez partes, a investigação segue.

JACKSON MÜLLER VOLTOU DAS FÉRIAS

Após ter seu nome divulgado como próximo investigado pela Operação Carita, na metade de janeiro, dia 18, o secretário do Meio Ambiente, Jackson Müller, decidiu tirar férias e disse ao Integração que dependendo do andar da investigação se afastaria da Secretaria para que a Polícia pudesse investigar em paz. Esta semana ele acabou sendo indiciado por concussão, no caso rachadinha, e assim, entende que já está em condições de voltar às atividades. “É algo surreal esse indiciamento. Em Canela participar de UMA reunião de partido, onde o assunto que me informaram era outro vai gerar indiciamento”. Segundo ele o prefeito o convocou para voltar devido ao grande número de processos que tramitam na pasta e dependem de avaliação.

“Essa desmoralização das pessoas e das atividades públicas pode gerar efeitos graves na economia do município. Pra te dar os números: os quantitativos de processos que tramitam na Secretaria saltaram de 2.751 em 2020 para 3.123 em 2021.
São mais de 250 obras e atividades em construção. Atração de empreendimentos novos… Que havia e há problemas na administração sabemos. Mas isso é muito diferente de achar que todos são bandidos.

Texto: Cláudio Scherer | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido