InícioNotíciasSonho de Natal consolida caráter social do evento

Sonho de Natal consolida caráter social do evento

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O 34° Sonho de Natal, que ocorreu de 22 de outubro de 2021 até 9 de janeiro de 2022, ficou marcado pela solidariedade. Em tempos de pandemia, a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela buscou engajamento em diversas ações sociais. Além de oferecer 370 espetáculos totalmente gratuitos, o evento propôs iniciativas para arrecadação de alimentos e donativos para famílias mais necessitadas.

Para os espetáculos no Teatro Municipal, a organização solicitou a doação de um quilo de alimento. Ao longo do evento, foram arrecadados 1.589 quilos de alimentos não-perecíveis, 147 caixas de leite e 17 latas de azeite. Os donativos foram repassados para a Secretaria de Assistência Social, que fez a destinação para famílias carentes. Outra ação que angariou aproximadamente uma tonelada de alimentos foi a campanha para adoção de cartinhas escritas ao Papai Noel e depositadas na caixa de correio do Escritório da Fábrica de Sonhos, que foi instalado no Teatrão. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil, foram distribuídas cestas básicas, material escolar e brinquedos em diversos bairros de Canela na véspera do Natal.

AÇÕES PARALELAS

Na programação paralela, o caráter social também foi um dos focos do 1° Festival de Gastronomia & Vinhos, que ocorreu na praça João Corrêa. Com o cashback solidário, a Blue Show e a Abrasel Hortênsias, responsáveis pelo festival gastronômico, arrecadaram aproximadamente oito toneladas de alimentos, que serão repassados para entidades locais e o Hospital de Canela.

Outra iniciativa que contou com o apoio do 34° Sonho de Natal foi o Natal do Bem. Canela foi a cidade sede da campanha, que é desenvolvida pelo Grupo RBS em parceria com o Banco de Alimentos. Em 2021, o Natal do Bem bateu recorde de arrecadação com mais de 811 toneladas de alimentos.

PROJEÇÕES

Conforme a secretária de Turismo e Cultura, Carla Reis, o objetivo é manter a programação totalmente gratuita e o caráter social na 35ª edição, que está programada para ocorrer de 21 de outubro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. “Os turistas elogiaram muito a proposta das atrações gratuitas na nossa Catedral de Pedra. Muitos vieram justamente para assistir aos espetáculos do Sonho de Natal. Queremos que o público possa vir a Canela viver o Sonho e ser agraciado diariamente com espetáculos ao ar livre”, afirma a secretária.

Para manter a grandiosidade do evento, Carla destaca que ações sociais serão preservadas. “O Sonho de Natal alavanca a nossa economia, mas também queremos manter um olhar social e de acessibilidade. Queremos unir todos os eixos”, projeta.

O GRANDE ENCONTRO

O diretor artístico do Sonho de Natal, Elias da Rosa, destaca que a 34ª edição marcou o reencontro do evento com seu público. Em 80 dias de programação, a estimativa é de que 2 milhões de pessoas circularam por Canela. Do total, 1,2 milhão assistiram aos espetáculos diários no entorno da Catedral de Pedra. “Nos encontramos e retomamos com força a execução de nosso principal evento”, frisa.

Para o diretor, as ações itinerantes foram outro ponto importante da programação. “Inquieto, o Sonho de Natal foi ao encontro daqueles que necessitavam de sua luz, como as crianças do Hospital Santo Antônio, ou envolver as pessoas ao seu espírito natalino e aventureiro como a visita do Papai Noel ao Bondinho Pão de Açúcar, no Rio, e a Roda Gigante, em Balneário Camboriú. Ou ainda levando para a mesa de centenas de pessoas o alimento arrecadado durante as campanhas sociais realizadas dentro do evento. Também promoveu um encontro de seus artistas com um espaço importante para a cultura local, o Teatro Municipal”, destaca.

O diretor destaca, ainda, que Sonho de Natal mostra a importância da cultura associada ao turismo. “Ao ir até o Parque do Caracol exibir a essência das apresentações de rua, bem como abrir espaço para que parques pudessem exibir a sua identidade desfilando em frente ao nosso principal cenário, a Catedral de Pedra”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido