GRAMADO – O vice-prefeito Luia Barbacovi anunciou durante o programa da Prefeitura que vai ao ar todos os sábados pela Rádio do Jornal Integração (leiafacil.com) às 8h30, que o Executivo irá abrir processo de licitação para o Transporte Coletivo no município. “A licitação do transporte coletivo começa a ser elaborada agora e imaginamos que ainda no primeiro semestre vá ter essa licitação. É um setor muito importante. Nós precisamos fazer com que as coisas realmente andem e também aperfeiçoar algumas áreas. Precisamos contar com o apoio dos vereadores”, disse Luia, durante o programa deste sábado (8). Atualmente, o serviço de transporte coletivo é prestado pela empresa Gramado Turismo.
Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Tiago Procópio, Gramado precisa de um novo projeto para o transporte no município. “Estamos trabalhando num projeto que se adéque a realidade. Chegamos a transportar 4,5 mil pessoas por dia. Mas, hoje, completamente diferente, transportamos em média 1.300 pessoas. Vendo essa necessidade e vendo que por muitos anos as licitações não ocorreram, vamos reiniciar os trabalhos e tentar até julho licitar, para melhor atender a comunidade”, falou Procópio.
Ainda, segundo Procópio, o transporte sofreu muito em todo o país por causa da pandemia, além das caronas remuneradas e transporte por aplicativo. “Assim como ocorre em todo o Brasil, em Gramado não é diferente. As pessoas estão com medo de fazer a utilização em loco do transporte coletivo devido a aglomeração e o risco de pandemia. Isso tudo acarretou na dificuldade financeira das empresas. Temos Caxias do Sul como exemplo, que teve que aportar R$ 4 milhões para empresa continuar operando, ainda assim, com 60% dos horários e das rotas”, explicou o secretário.
A Prefeitura está trabalhando em parceria com a empresa para que Gramado possa seguir com o transporte. Mas, em janeiro, com as férias escolares diminuo significativamente o fluxo de usuários. Segundo o secretário, foi necessário readequar os horários e as rotas para que a modalidade de transporte coletivo possa seguir funcionando.
Na última sessão da Câmara de Vereadores, os edis também se manifestaram sobre as diversas queixas que vêm recebendo da comunidade, com defasagem de linhas e horários. Os parlamentares chegaram a cogitar a necessidade de o poder público municipal indenizar parte dos bilhetes aos cidadãos para viabilizar uma melhor qualidade no serviço. Algo semelhante já ocorre em municípios maiores, como é o caso da Prefeitura de Caxias do Sul, que repassará R$ 1 milhão por mês para viabilizar o transporte no município em 2022.
A Redação do Jornal Integração entrou e contato com a empresa Gramado Turismo e aguarda informações. Assim que possível, estaremos atualizando.
Os horários do transporte estão disponíveis no site www.gramadoturismo.net/
Texto: Lucas Brito/JIH
Abaixo a entrevista. Para ouvir no celular clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.