InícioGeralGramado e CanelaFilas causam transtornos com pistas exclusivas para cobrança automática

Filas causam transtornos com pistas exclusivas para cobrança automática

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por: Leonardo Santos – [email protected]

REGIÃO – O mês de dezembro reúne algumas peculiaridades na Região das Hortênsias, principalmente em Gramado e Canela. As calçadas lotadas, ruas entupidas e engarrafamentos se tornaram comuns para uma população que está acostumada a respirar turismo e receber pessoas de todas as partes do Estado e do País. Outro problema que está começando a se repetir, frequentemente, são as extensas filas de veículos nas três praças de pedágio, entre Canela e São Francisco de Paula, Gramado e Nova Petrópolis e Três Coroas e Gramado. O principal causador destas filas é a ação da Empresa Gaúcha de Rodovias, que separou uma das cabines de cobrança somente para veículos cadastrados por meio do TAG ou que possuem a isenção de tarifa, e podem passar de forma direta pelas cancelas.

Na última semana, que antecedeu os eventos natalinos, e no final de semana, diversos episódios enalteceram este problema. Muitas pessoas que buscavam chegar até a região chegaram a ficar mais de 30 minutos aguardando nas filas. A reportagem do Jornal Integração recebeu inúmeros relatos destas situações.

Registros foram feitos no final de semana – Reprodução WhatsApp

“Vergonhoso! Todos têm o mesmo direito, tem que ser igual, ninguém tem que ser superior ao outro (seja quem tem o TAG ou faz o pagamento manualmente). Domingo (26) fiquei mais de 40 minutos na fila de uma das praças. A EGR não tem um pingo de respeito com os colaboradores deles. Eles ficam no asfalto, no maior calor, cobrando os carros.É vergonhoso isso.Eles não têm nenhum respeito pelo próximo”, criticou Clarisse Rodrigues dos Santos por meio de um comentário no Facebook do Jornal Integração. Ela não possui TAG e não revelou a praça que ocorreu o problema.

Causando efeito inverso ao que a EGR projetava, muitos dos contribuintes não possuem os carros cadastrados nas empresas que disponibilizam o TAG, por exemplo, a Sem Parar, Veloe e Conectcar. De forma geral, os trafegantes continuam utilizando as praças de forma convencional, pagando a tarifa manualmente, sem poder utilizar esta cabine separada, que não possui cobrador, o que acaba causando filas enquanto uma das cancelas fica sem fluxo. A ideia da EGR era trazer praticidade e desafogar o trânsito.

Na praça de Três Coroas-Gramado há seis cancelas, sendo uma automática em cada sentido. No pedágio de Gramado-Nova Petrópolis são cinco e, também, uma automatizada em cada sentido. Dependendo do movimento, como há um número ímpar de passagens neste local, os funcionários fazem divisões com cones, deixando três opções para o sentido que há mais movimento para dar fluidez ao trânsito.

A praça de São Francisco no certame de estrutura é a mais afetada. Há somente quatro cancelas, sendo uma em cada direção, reservada exclusivamente para as cobranças automáticas. A partir desta sexta (31), o local, caso haja congestionamento de mais de 100 metros na pista com cobrança manual, começará a liberar o acesso onde o pagamento é automático para todos os veículos. A ação será adotada em feriados e de sextas até domingos.

30% dos motoristas usam o TAG

No Estado, esta forma de pagamento, que consiste em um adesivo instalado no para-brisa, é utilizada por 30% dos motoristas que frequentam os pedágios. Uma alternativa para também poder exercer a passagem direta nas cabines é a isenção de tarifa, benefício disponibilizado pela própria EGR.

O Gerente Operacional da EGR, Marcos Oliveira, destacou que a empresa implantou pistas automáticas em todas as praças de pedágio que administrae que houve um aumento no uso desta opção de pagamento, por isso deixar uma cabine exclusiva para este serviço.

“No decorrer do ano de 2021, a EGR implantou pistas automáticas, exclusivas para o uso de TAGs, em todas as suas praças de pedágio. Estas pistas operam sem arrecadador, podendo cobrar, portanto, apenas na forma de pagamento automática, que são os TAGs instalados nos para-brisas dos veículos. Esta é uma prática nas praças de pedágio nacionais em decorrência, principalmente, do acentuado aumento na utilização desse pagamento”, observou.

Ele também justificou a ocorrência das filas, pontuando que a época atrai muitos visitantes para a Serra, mas que a empresa trabalha com a capacidade máxima das praças, visando atender a demanda. “Este é um dos períodos do ano em que há considerável incremento no tráfego das praças de pedágio da Serra. Por esta razão, as praças operam em sua capacidade máxima, tendo a operação realizada em todas as suas cabines e, também, a realização de venda de papa-fila (venda dos programas de TAG) aos veículos de passeio”, descreveu.

Aprovado, mas falta estrutura

Assim como a de Clarisse, o JI reuniu algumas opiniões e relatos sobre o a ação desenvolvida pela EGR, em uma pesquisa por meio do Facebook do Jornal.

O morador de Gramado, Diego Clement, aprovou a ação, mas disse que a empresa devia sinalizar melhor a passagem que é exclusiva com a cobrança automática. Ele também exigiu que tenham mais cancelas com a opção de pagamento em dinheiro.

“Acho que até pode ser (deixar cabines somente para cobrança automática). Mas tem que ter uma placa indicando que é exclusivo para passagem automática. Essa placa não existe, atualmente, o que causa indignação, já que na hora de chegar na cabine te mandam dar ré e ir na cabine do lado.Não adianta exigir algo, mas não informar devidamente o que está acontecendo. Outra coisa, se quer fazer uma cabine automática, tranquilo, mas que tenha pelo menos duas com cobrança em dinheiro, pois no Natal havia filas e filas nas cabines de dinheiro porém só tinha uma cobrando de cada lado. Ridículo”, descreveu.

Para ela, a falta de estrutura impede que este projeto tenha sucesso, justificando que faltam cancelas para o serviço. “Desrespeito com os usuários que pagam para poder passar, seja em dinheiro ou TAG. Pelo número de cancelas existentes gera fila até para quem tem TAG, até que possa se aproximar. Aqui na região não funciona, nos lugares com mais cancelas sim, mas aqui só retrocesso”, escreveu Cíntia Kich, professora e moradora de Canela.

Outro contribuinte que concordou com a ação da empresa que administra os pedágios, foi Adriano Alberton, residente em Gramado. Ele declarou que as pessoas precisam aderir as TAG´s e destacou que, na maioria das vezes, o que causa as filas é por conta dos usuários que não tem o dinheiro na mão na hora do pagamento nos guichês.

“Sou a favor. Geralmente quem usa TAG não quer pegar fila e perder minutos nela, se paga uma mensalidade básica para ter esse serviço em todo o Brasil. Pessoal tem que se modernizar e usar mais e não chegar na hora e ficar procurando moedas como acontece, pois a longa fila só existe na maioria das vezes, pois alguém não se programou antes de chegar ao pedágio”, pontuou.

O diretor do Centro de Formação de Condutores (CFC) de Gramado, Vilnei Sessim, observou que o problema não é o serviço, mas a falta de cancelas nas praças. Ele criticou os “fura-fila” e salientou que deve haver respeito nestas ocasiões.

“Bom, a questão não é a TAG e sim se vai abrir mais cancelas. Não é justo você pagar por um serviço e não poder utilizá-lo. Entendo que a passagem livre deve existir, e todos deveriam respeitar sua vez ao invés de tentar furar a fila e forçar a passagem na passagem livre, querendo passar à frente de outros. Se for assim que compre a TAG e usufrua”, escreveu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido