InícioSaúdeGramado e CanelaSecretaria de Saúde intensifica ações de prevenção e tratamento do HIV

Secretaria de Saúde intensifica ações de prevenção e tratamento do HIV

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A Prefeitura está intensificando as ações de prevenção e tratamento da Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, alinhada a campanha do Ministério da Saúde Dezembro Vermelho de 2021, que tem como tema ‘Diga não ao preconceito! Previna-se! Faça o teste! HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada’. Diversos serviços são oferecidos ao longo de todo ano pela Secretaria de Saúde como o fornecimento gratuito de preservativos em todas as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde e no Hospital de Caridade de Canela (HCC), além de testes de HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) como Sífilis e Hepatites B e C.

O tratamento por meio de medicamentos da Profilaxia (Pós-Exposição/PEP e Pré-Exposição/PrEP) também é disponibilizado pela Prefeitura. A enfermeira Caline Bianchi Andrade, coordenadora do SAE Hortênsias – Serviço de Atenção Especializada, ressalta a importância do diagnóstico e do tratamento adequado do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). “Muitas vezes as pessoas por medo e preconceito não procuram as UBS’s para fazer o teste de detecção. A doença não tem cura, mas pode ser tratada quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado. Para isso, a rede pública oferece tratamento, diagnóstico e medicamentos para controle do HIV/Aidas”, explica Caline.

Os serviços para o tratamento da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis são disponibilizados no SAE Hortênsias que funciona no antigo prédio do Centro Materno Infantil, agora denominado como Centro de Especialidades (Rua João Pessoa, 104, Centro). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (54) 3282-5174, no Instagram @saecanela e no Facebook @SaeHortênsias.

PALESTRAS EM EMPRESA

Dentro das ações da campanha ‘Dezembro Vermelho’, na última quinta-feira (2), a enfermeira Caline Andrade, acompanhada pelas agentes de saúde Tatiana Macedo e Lucimara de Moraes e pela técnica em enfermagem Jaqueline Spall, da UBS Canelinha, estiveram na empresa Dauper. Na ocasião, as profissionais da saúde ministraram palestras para as equipes de colaboradores e também disponibilizaram testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. “Os testes rápidos são práticos e de fácil execução, sendo que fornecem o resultado em no máximo 15 minutos. Procure uma Unidade de Saúde próxima da sua casa e faça o teste”, comenta a secretária de Saúde, Patrícia Valle. 

CATEDRAL DE PEDRA EM VERMELHO

Nos dias 20 e 21 deste mês, a Catedral de Pedra ganhará iluminação vermelha como forma de lembrar e fortalecer a luta contra o HIV/Aids. Dezembro é o mês mundial da mobilização contra o vírus e a doença.

O QUE É PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP)?

Tratamento para pessoas que tiveram exposição sexual consentida ou por violência sexual, além de pessoas que foram expostas a materiais perfurocortantes contaminados. Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível (preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas).

O QUE É PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP)?

Tratamento voltado para pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção, como parceiros de pessoas contaminadas com HIV, trabalhadores e trabalhadoras do sexo, indivíduos com episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis, pessoas trans, pessoas que fazem relações sexuais sem proteção. Consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Essa estratégia mostrou-se eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada do HIV.

PREVENÇÃO

Dentro do conjunto de ferramentas da prevenção combinada, inserem-se também: testagem para o HIV; Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP); uso regular de preservativos; diagnóstico oportuno e tratamento adequado de infecções sexualmente transmissíveis (IST); redução de danos; gerenciamento de vulnerabilidades; supressão da replicação viral pelo tratamento antirretroviral; imunizações.

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido