O Governo do Estado promoveu uma mudança no edital para a terceirização da EGR, ou, para a concessão das rodovias estaduais que hoje estão sendo gestionadas por esta estatal. Antes era priorizado aquele, ou aquela empresa, que pagava mais ao Estado para adquirir o direito de exploração. Com a mudança vai prevalecer a menor taxa. Quem cobrar menos para passar na cancela leva a bolada.
Prove o contrário
Ontem via a seguinte manchete no site da CNN Brasil: “cientistas encontram buracos negros supermassivos ‘perto’ da terra e em rota de colisão”. Claro, corri apara ler. Daqui a pouco teria que fazer as despedidas… Pois, os taus “buracos” estariam a mil anos-luz de distância um do outros “e ‘devem’ (nem é certo) colidir em cerca de “250 milhões de anos”.
Lavava
A lava jato, operação Lava Jato está se tornando pó. Evaporando igual garoa no deserto. Quando derrubaram os processos contra o ex-presidente eu passei a defender que todos os réus daquela investigação deveriam ter o mesmo direito. Pois se o chefe está livre, não é palpável que os soldados tenham que seguir respondendo. Pois, quarta-feira, o ministro Jesuíno Rissato, do Superior Tribunal de Justiça, anulou uma condenação imposta ao ex-ministro Antônio Palocci e ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e, por tabela, de mais 12 réus, entre eles o empresário Marcelo Odebrecht – que ficou mais de ano preso Segundo Jesuíno, como eram acusados de crime eleitoral, caixa II, deveriam ter sido julgados pelo judiciário eleitoral e não pelo federal, como era o caso de Sérgio Moro. Então se alguém ainda não entendeu porque este colunista foi a Brasília em 7 de Setembro, quem sabe isso ajuda.
Boate Kiss: 242 mortos
Outro exemplo de que a justiça não funciona é este da Boate Kiss, cujo julgamento, de primeira instância, iniciou quarta-feira, quase nove anos após o ocorrido. Além da demora chama atenção o banco dos réus. Sobraram os dois sócios do empreendimento e dois músicos. Acreditem, tem alguém achando que os músicos, os artistas que estavam lá para animar a festa, devam pagar esta conta. Os donos até não isento, deveriam ter escolhido melhor o material para a construção (o teto), aberto antes para que pudessem fugir, talvez não permitido a entrada de tantos e, principalmente, nunca ter concretado até a janelinha do banheiro. Mas, assim como sempre defendemos e reconhecemos o trabalho dos bombeiros, os nossos heróis, naquele caso, o que assinou o laudo, o que entendeu que aquele lugar, naquelas condições, estivesse apto a receber tamanho público, deveria estar na condição de réu sim. Esse é o principal culpado! Agora, nada nem ninguém nunca vai compensar esta dor. Há também uma comparação a ser feita em se analisando a justiça, no sentido da palavra. No caso da Vale do Rio Doce, em Brumadinho (janeiro de 2019), o número de mortes foi ainda maior (270), e o sinistro ainda mais previsível, além de ser sequência de outro semelhante, em Mariana, que vitimou 19 pessoas em maio de 2015. No caso Boate Kiss, a empresa acabou! Já a Vale que tem dinheiro para pagar altas indenizações e bons advogados e sabe-se lá mais o quê, as ações da empresa não param de valorizar. Só para reflexão.
O Voto Minerva
Na terça passada debateram os vereadores Celso Fioreze, Rosi Ecker e Rodrigo Paim. Um papo reto e claro sobre os principais temas do momento na Câmara e a sociedade gramadense.
No próximo O Voto Minerva, dia 07, virão os vereadores Renan Sartori (MDB) e Neri da Farmácia (PP).
No programa de segunda-feira, com os vereadores de Canela, com o Jone Wulf (PDT) e Leandro Gralha (MDB).
O Voto Minerva tem o objetivo de ampliar o espaço dos vereadores para colocarem o seu posicionamento sobre os mais diversos assuntos da cidade. Assista ao vivo pelo Facebook do Jornal Integração e pelo site leiafacil.com. Início 8h15min.
Não entendi
Esta semana veio a seguinte notícia: “O governo do Rio Grande do Sul anunciou que irá realizar o pagamento de valores referente ao período 2014-2018, de dívidas da área da Saúde com os municípios”. No dia 06 de novembro eu mesmo entrevistei o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, então no exercício do cargo de governador, no estúdio da Rádio Integração, quando disse que estaria tudo absolutamente em dia. Citou que uma dívida com os hospitais que somava 1,1 bilhão de reais, foi parcela em 16 vezes e já quitada. “Nós estamos com o repasse para a saúde para hospitais e municípios re-li-gi-o-sa-men-te em dia”.
Acompanhe este colunista diariamente ao vivo das sete
às oito com o Programa Chimarrão e Atualidades pelo
Faceboock do Jornal Integração e pelo site leiafacil.com.