GRAMADO–Ontem (2), no auditório da Prefeitura foi realizado um evento para entrega do projeto que tem como objetivo a construção de um Complexo de Teatro para o Município. Na ocasião, alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e professores da universidade FEEVALE apresentaram o resultado do estudo feito de forma voluntária pela instituição.
De acordo com o vice-prefeito LuiaBarbacovi, a parceria foi iniciada na gesta passada e hoje está se concretizando um importante passo para uma necessidade de Gramado. “Eu acompanho a FEEVALE quase que desde a sua fundação e sei do seu potencial e envolvimento com a comunidade. Esse estudo vem de uma parceria iniciada na gestão passada e o que recebemos hoje é um primeiro passo de projeção de um espaço moderno e com características que Gramado merece. Precisamos agradecer aos envolvidos pelo cuidado e rigor no projeto”, disse Barbacovi.
“Essa parceria com a academia é muito importante para o desenvolvimento. O contrato foi assinado em setembro de 2020 pelo ex-secretário Allan John Lino. Foi uma parceria. A FEEVALE colocou na grade curricular e hoje estamos recebendo o estudo de projeto importante para mudar a realidade da cultura no município”, falou o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato.
Para o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, essa é uma grande oportunidade de aprendizado, que leva em consideração necessidades reais de Gramado. “A parceria possibilita aos estudantes a participação em um trabalho que fornece à comunidade um ambiente focado na cultura e no entretenimento, com espaços para educação, lazer e comércio, a partir da utilização de sistemas construtivos e materiais sustentáveis”, afirma Prodanov.

O PROJETO
O projeto está com orçamento estimado em R$ 40 milhões e prevê 7 mil m² de complexo, em uma área de 10 mil m², com capacidade para 1800 lugares, salas para entidades, galeria de arte, café e restaurante. O estudo contempla, ainda, uma área de mil m² para o Centro de Exposições e Congressos Expogramado.
No começo do ano passado foi feito um acordo de doção com a FEEVALE de um estudo de projeto para criação de um teatro na área aonde hoje é feita a Festa da Colônia, do lado da Expogramado. A Secretaria da Cultura será responsável pela condução da próxima etapa que é subsidiar a construção do espaço estimado em R$ 40 milhões. “Vamos buscar verbas e patrocínios. Mas é um projeto para médio e longo prazo”, falou Reginato.
O estudo do projeto foi realizado por nove estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil: Caroline da Silva Siqueira, JosielGuadain, Juliana Martini Cordovil, Lucas Oliveira, Nicole XueFillmann, Rodrigo Aislan, Rodrigo Macedo, Tayná Thomaz Guterres e Vanusa do Nascimento Ávila. Eles foram orientados pelas professoras Adriana Teresinha da Silva Dutra, Daiana Cristina Metz Arnold e Graziela Rossatto Rubin. O estudo foi desenvolvido no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e no Centro de Construções Sustentáveis (CCS) da Universidade Feevale.

Crédito: Lucas brito de Barros/JIH
