InícioNotíciasEconomiaSimecs anuncia homenageados do 26º Troféu Gigia Bandera

Simecs anuncia homenageados do 26º Troféu Gigia Bandera

Tempo de leitura: < 1 minuto

A diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) anunciou, nesta quinta (31/10), os indicados ao Troféu Metalúrgico Gigia Bandera 2019. A homenagem será prestada em 29 de novembro, durante solenidade no Recreio da Juventude, aos empresários Raul Antônio Carniel, Clóvis Tramontina e Francisco Santos.

 

Raul Antônio Carniel

Foto Javier Herrera, Divulgação

Filho de pai metalúrgico e de mãe que cuidava do lar, Raul Antônio Carniel nasceu em Caxias do Sul, na localidade de São Vitor de Corona, há 68 anos. Teve sua primeira atividade laboral aos oito anos, como empalhador de garrafões. Aos 12 anos, começou na extinta Dalla Santa, localizada na BR-116, onde o pai atuava. Em 1968, formou-se ajustador na Escola Senai Nilo Peçanha.

Ainda trabalhou na Metalúrgica Nossa Senhora de Fátima e, em paralelo, à noite, fabricava máquinas para correntes. Foi, assim, que nasceu, em 1975, com a participação de mais dois sócios, a Fábrica de Máquinas Almeida.

Atualmente, a MCA, que ainda tem como sócio Areovaldo Nogueira de Almeida, fabrica máquinas para correntes – é a única nas Américas -, e modelos especiais para diversos segmentos de mercado. Também fornece malhas para produção de luvas em aço inox e peças de precisão, além de prestar serviços de usinagem.

 

Clovis Tramontina

Foto Divulgação

Desde 1992, Clovis Tramontina preside uma das maiores indústrias do país que se mantém genuinamente brasileira. A Tramontina, de Carlos Barbosa, desenvolve e produz em solo nacional mais de 18 mil produtos.

O empresário nasceu em 1955, em Carlos Barbosa, onde a empresa teve início, em 1911, como ferraria, pelas mãos do avó Valentin, que a transferiu ao filho Ivo, pai de Clovis. Até chegar à presidência, o homenageado atuou em vários setores da companhia. Formou-se em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

A Tramontina emprega atualmente mais de 8 mil funcionários em 10 unidades fabris. O portfólio é amplo: utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, materiais elétricos e móveis em madeira e plástico.

 

Francisco Santos

Foto Divulgação

O empresário Francisco Santos é o quinto de sete irmãos. Nasceu no dia 8 de janeiro de 1962, no interior de São Francisco de Paula, filho de professor rural e de mãe que cuidava do lar. Viveu até os sete anos no campo. O avô materno Francisco Ballardin era dono de serraria e Francisco, quando criança, tinha fascínio pela forma como as toras de madeira eram processadas. Foi ali que começou a alimentar o sonho empreendedor.

Fez curso técnico de torneiro mecânico no Senai e um ano de especialização em fresas. Graduou-se em Contabilidade e em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Sua carteira de trabalho registra o primeiro vínculo empregatício quando tinha 11 anos como arrumador de garrafas de boliche no Clube Guarani. Foi empregado das metalúrgicas Bellini (já extinta) e Abramo Eberle.

Com 21 anos, foi convidado a compor uma sociedade com os amigos Rudimar Borelli e Daniel Mazzocchi. Assim nasceu a Marelli, em 1993, em Caxias do Sul, hoje é uma das maiores empresas de móveis corporativos da América Latina, com duas plantas fabris, em Caxias do Sul e Canoas, e mais de 500 funcionários. Francisco Santos, que é CEO da Marelli, também é acionista e fundador da Metalli Aços Especiais, com sede em Caxias do Sul, que tem a gestão executiva sob a responsabilidade de um dos filhos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido