Conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames que podem levar ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é o principal objetivo do Outubro Rosa,campanha mundial de prevenção à doença. O movimento popular surgiu nos Estados Unidos e recebe a na nomenclatura o ‘rosa’, que faz alusão ao laço que simboliza a campanha.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, de Nova Yorque, distribuiu aos participantes da 1ª Corrida Pela Cura um laço cor-de-rosa. A corrida ocorre anualmente na cidade americana e o laço ganhou o mundo,assim como a campanha. Já em 1997 as também cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a fomentar as ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Estas ações foram denominadas de Outubro Rosa. Assim como no início,o foco principal das ações é o diagnóstico precoce a fim de combater a doença ainda em seu estágio inicial.
A ideia sempre foi sensibilizar para o assunto. Para isso, as cidades, principalmente os locais públicos, eram enfeitadas com laços cor-de-rosa. Hoje, uma das principais ações é a iluminação de prédios públicos na cor rosa, tornando-se uma identidade visual do movimento identificávelem qualquer lugar do mundo.
No Brasil a primeira iniciativa foi em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, recebeu iluminação cor-de-rosa. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera (nome popular do mausoléu).
São Paulo e Ceará já haviam participado da campanha de prevenção e logo o Rio de Janeiro aderiu e o Cristo Redentor, na capital carioca, também recebeu iluminação cor-de-rosa. No Rio Grande do Sul também ocorreram ações. Há alguns anos a ponte que liga as cidades litorâneas de Tramandaí e Imbé foi pintada de rosa em alusão ao movimento. Estádios como o Beira Rio também entraram na campanha, que cada vez mais sensibiliza diversos setores da sociedade.
AÇÕES EM CANELA – Hoje a campanha atinge praticamente todas as cidades do Estado. Em Canela as ações do movimento são organizadas pela Secretaria da Saúde em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) e a subseção da OAB Gramado-Canela.
Hoje, acontecem ações no bairro Canelinha, com a Tarde de Beleza que começa às 13h30. Na próxima quarta-feira (23),ocorrem ações na escola Santos Dumont, na Linha Chapadão, e o Pedágio Rosa,na rua em frente ao posto de saúde do bairro São Luiz, que foi transferido para a data devido ao mau tempo (aconteceria no dia 16).
O Centro Materno Infantil acolherá a atividade Momento Beleza na quinta-feira (24), mesmo dia em que acontecem atividades como caminhada, corte de cabelo e palestra. Já no dia 25 a chamada Ação do Outubro Rosa levará às mulheres informações sobre o câncer de mama no Parque do Lago Willibaldi Rinaldo Dieterich.
No dia 30, será a vez dos pacientes do CAPS, que terão uma tarde de cuidados e orientações sobre a doença e a importância da prevenção. No mesmo dia a escola Zeferino José Lopes (Morro Calçado) receberá a Ação Rosa.