GRAMADO – “Queremos Valorização Padrão Gramado” esse é o lema da campanha salarial do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia (SINTRAHG), que será lançada em live nesta quinta-feira (9) a partir das 19h. A transmisão será ao vivo nas redes sociais do SINTRAHG.
Além da apresentação da marca da campanha e da estratégia de mobilização, na oportunidade será lançada uma inovação: uma pesquisa virtual dirigida à categoria profissional para que opine sobre as principais reivindicações que devem ser incorporadas na campanha. Estas propostas deverão ser avaliadas e aprovadas em uma assembleia geral que ocorrerá no dia 23.
O objetivo do sindicato com a consulta é criar um processo participativo e inovador a partir dessa campanha salarial, para estimular a democracia e a transparência na luta sindical do segmento.
Valorização
“Se Gramado é reconhecida como um polo turístico no Brasil e na América Latina, isso também se deve a dois segmentos profissionais muito importantes que, com sua dedicação e a qualidade do seu trabalho, fazem a cidade funcionar e receber bem os visitantes: são os trabalhadores e as trabalhadoras da hotelaria e da gastronomia”, disse o presidente do SINTRAHG, Rodrigo Callais.
Callais acrescenta que a categoria sempre esteve na linha de frente, e foi das que mais sofreu com a pandemia. “Agora é preciso valorizar essa dedicação. Nossos salários vêm sendo corroídos pela inflação e perdendo poder de compra. Só em 2021, a cesta básica no RS teve aumento de mais de 25%. Além disso, é preciso manter e valorizar nossos direitos sociais da Convenção Coletiva, são os direitos que o Sindicato conquistou e que a nova Lei trabalhista não garante mais”, completou.
Índice de reajuste
No que se refere à pauta econômica, o Sindicato deverá pedir a recomposição da inflação nos salários com adicional de aumento real, além da valorização do piso da categoria. O índice de reajuste que será reivindicado será definido quando for divulgado o INPC (inflação acumulada nos últimos 12 meses) da data-base do setor, que é 1º de novembro.
Diálogo
Callais reforçou a disposição para o diálogo junto ao setor patronal para que se chegue a um acordo positivo para a categoria.
“Em breve vamos estar comunicando os trabalhadores e as trabalhadoras sobre o calendário de negociações, que deve iniciar após nossa assembleia do dia 23 de setembro. Nossa disposição é por uma negociação de alto nível, como é tradição na relação com o empresariado local”, afirmou.