GRAMADO –Um feito histórico para o esporte regional. Pela primeira vez, um título em nível estadual no futsal feminino ficou no município. Domingo (15), no ginásio Perinão, ocorreu a Etapa Regional do Estadual Série Bronze de Futsal Feminino e a equipe do Donna/ATLF Gramado conquistou o título de forma invicta e o título garantiu vaga na Série Prata de 2022.
Além da equipe gramadense, participaram ainda da competição a ANPF (Nova Petrópolis), Igrejinha e Santa Maria do Herval (SMH).Foi uma verdadeira maratona que as gurias comandadas pelo técnico Léo Frazão tiveram. Além de superar esta desgastante jornada, outro ingrediente foi o pouco tempo de preparação, visto que cerca de 60 dias foi formalizada a parceria Donna e Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF).

Apesar destes obstáculos, a qualidade e a experiência da equipe capitaneada pela fixo Ângela prevaleceu dentro de quadra. E no primeiro jogo do dia, vitória por 3 a 0 diante do time de Santa Maria do Herval. Os gols foram marcados por Ângela, Geovana e Emília. No segundo confronto, um placar atípico de futsal e empate em 0 a 0 diante do Igrejinha, onde prevaleceu a boa atuação da goleira Lili.
Com quatro pontos conquistados, a Donna/ATLF necessitava apenas de um empate para garantir vaga na final e fizeram muito mais que isso. Com três gols marcados por Ângela, dois de Bruna e um de Priscila a equipe gramadense goleou a ANPF por 6 a 0. Além do poder ofensivo de destaque, também a atuação da goleira Lúcia que além de fazer boas intervenções, defendeu um pênalti e salvou também o rebote.
Já era final de tarde, início da noite quando a Donna/ATLF entrou em quadra para finalizar esta história. A equipe adversária foi a mesma da estreia, de Santa Maria do Herval.
A decisão não poderia ter começado melhor. Logo no primeiro minuto, a pivô Lili, de perna esquerda, recebeu dentro da área de Emília e com toque refinado abriu o marcador. Apesar de ter o domínio da partida e a equipe de SMH assustar pouco a meta da goleira Lúcia, havia a necessidade de ampliar o marcador e deixar mais tranquilo o caminho para a taça. Esta meta foi conquistada no segundo tempo.
Com 14 minutos da etapa final, o gol do desafogo. Em jogada ensaiada de falta, Priscila deixou o seu, batendo firme, sem chances para a goleira Mirela, impedindo que durante o jogo o placar fosse mais elástico.
Com o gol, tudo ficou mais calmo. A medida que o tempo passava, a certeza do título estava de aproximando. Veio o apito final e a festa das atletas e comissão técnica tomou conta da quadra do Perinão. O título da Série Bronze chegou. Certeza que viria já neste início de parceria, difícil saber, mas todos jamais podem duvidar que a junção Donna e ATLF é sinônimo de conquista, taça e família.
O QUE DISSERAM
“Esta taça [melhor goleira] é um trabalho em conjunto, marcamos muito bem durante toda a competição e esta foi a orientação da comissão técnica e quando passou a bola fiz o meu papel eesta taça é do grupo inteiro”, disse Lúcia (Goleira da Donna/ATLF Gramado).
“Um projeto iniciado há dois meses. Sem palavras para esta conquista, a família apoiando sempre e este título para todas as meninas que moram em meu coração e também a todos os apoiadores. E este meu retorno em uma competição de nível estadual é diferente, uma motivação a mais e ganhar em casa melhor ainda, não tinha como perder, falei que iríamos dar o sangue e foi isso que aconteceu”, ponderou Ângela (Capitã da Donna/ATLF Gramado).
“Foi plantada uma semente com a união dos dois clubes (Donna e ATLF) e já estamos colhendo frutos. Parabenizar a todos os envolvidos”, resumiu Dé (Auxiliar técnico e preparador de goleiras da Donna/ATLF Gramado).
“Agradecer as atletas, elas merecem muito. Falo sempre para elas, ataque ganha jogo e defesa campeonato, terminamos a competição sem levar gols. O mérito é todo delas que são as protagonistas do espetáculo”, finalizou Léo Frazão (Técnico do Donna/ATLF Gramado).
Os números da competição
Donna/ATLF Gramado: Campeã.
Santa Maria do Herval: Vice-campeã.
Igrejinha: Terceira colocada.
Nova Petrópolis: Quarta colocada.
Goleadora: Ângela (4 gols – Donna/ATLF Gramado).
Melhor goleira: Lúcia (0 gol – Donna/ATLF Gramado).