InícioNotíciasComunidadeInclusão: alunos aprendem sobre portadores de deficiência através da interação com bonecos

Inclusão: alunos aprendem sobre portadores de deficiência através da interação com bonecos

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – “Somos todos iguais”. Foi com essa frase que as crianças da Escola Municipal Mosés Bezzi, no Bairro Várzea Grande, encerraram a aula após a apresentação dos bonecos de pano que representavam pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual, síndrome de Down e autismo.

A ideia em levar os bonecos para as salas de aula foi da professora Alessandra Oviedo, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Secretaria da Educação.

“As pessoas com deficiência hoje fazem parte do espaço escolar e, portanto, surgem questionamentos entre os alunos sobre essas deficiências em como auxiliar, o que esperar deles, quais suas reais condições, o porquê de determinados comportamentos. Foi aí que surgiu a necessidade em falar sobre o assunto para todas as turmas da educação infantil e do ensino fundamental da escola”, detalhou a professora.

Segundo ela, os bonecos possibilitam a construção de atitudes inclusivas, e é uma oportunidade para que as crianças respeitem as diferenças desde a fase escolar inicial.

“É no brincar que se desenvolve o afeto e o carinho. A inclusão começa quando olhamos o mundo que nos rodeia pela visão do outro, praticando o respeito que é a base fundamental para que o aluno com deficiência faça verdadeiramente parte da escola”, completou Alessandra.

Alunos da  Moses Bezzi após a apresentação dos bonecos.

APRENDIZADO

Durante a apresentação dos bonecos na escola, as crianças puderam escolher o nome para cada um deles, e cada deficiência foi explicada detalhadamente pela professora.

“Aprendi através da boneca cega que ela precisa de ajuda para atravessar a rua, com o cadeirante que é preciso ter uma rampa para que ele possa lanchar com a gente no refeitório, e com a bonequinha surda que temos que aprender a linguagem dos sinais para que ela possa entender a gente”, disse a menina Joana Holdorf, 7 anos, do 1° ano.

SEMANA

No dia 27 de setembro, a Secretaria da Educação fez o encerramento da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência, no auditório da Escola Senador Salgado Filho.

Em avaliação sobre o evento, a secretária da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva disse que o caminho para a construção de uma sociedade inclusiva, com responsabilidade de todos os cidadãos, surge a partir de uma escola inclusiva.

 

Fotos: Sophia Dienstmann

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido