Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

Empregos x pandemia I

Tempo de leitura: < 1 minuto

A pandemia do novo Coronavírus gerou uma grave crise econômica em âmbito mundial e isso afetou diretamente a empregabilidade. Muita gente perdeu o emprego. Aqui mesmo na região o desemprego levou sérias dificuldades para muitas famílias. Foram duas ondas severas de demissões, a primeira em abril do ano passado, logo no inícioda pandemia, e a segunda neste ano, em março e abril. Os demais meses foram registrando tímida recuperação.

A coluna buscou nessa semana, junto ao Mistério do Trabalho, os índices do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para comparar dois períodos. O foco é o número de pessoas com carteira assinada, ou seja, que tenha vínculo formal de trabalho. Buscamos saber quantos trabalhadores estavam com carteira assinada em fevereiro do ano passado, último mês ainda livre da pandemia, e junho deste ano, última atualização do Caged.

Empregos x pandemia II

As cidades que mais dependem do setor turístico para girar sua economia foram as que mais sofreram. Gramado ainda possui um déficit de empregos. Havia 18.476 pessoas com carteira assinada em fevereiro do ano passado e chegou a junho deste ano a 17.639 vínculos formais. Isso significa que 837 postos de trabalho que foram fechados durante a pandemia ainda não foram reabertos ou preenchidos.

Em Canela os números são mais positivos. Além de recuperar as vagas fechadas, foram criadas novas oportunidades de trabalho. A cidade estava com 8.674 carteiras assinadas em fevereiro do ano passado e chegou a junho deste ano com 8.902, um saldo positivo de 228.

Claro, aqui é preciso levar em conta que boa parte da mão de obra em Gramado é ocupada por canelenses. E ao longo da pandemia muitos trabalhadores demitidos tiveram que se virar prestando serviços ou abrindo o próprio negócio. Por isso muitas MEIs foram criadas. Também leva-se em conta que novos empreendimentos foram inaugurados criando vagas de emprego. E neste ponto em especial, as expectativas são boas, pois muitos empreendimentos estão correndo para iniciar a operação o mais breve possível, um exemplo disso é a Havan, que será inaugurada em outubro e só ali a geração de empregos diretos é de pelo menos 150.

Novas empresas e MEIs

São surpreendentes os números de novos alvarás expedidos pela Secretaria da Fazenda de Canela durante a pandemia. De acordo com o secretário Luciano Melo, de 1º de março de 2020 até 29 de julho deste ano, 278 empresas encerraram atividades, destas, 44 eram Micro Empreendedores Individuais (MEIs), e 234 eram Micro Empresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP).Em contrapartida, no mesmo período houve a expedição de 1.073 novos alvarás. Foram criadas 604 MEIs e 469 ME, EPP e Eirelli.

Em campanha!

O vice-prefeito Gilberto Cezar (PSDB) está trabalhandocom vistas a uma possível candidatura para deputado estadual. Nos últimos dias ele cumpriu agenda de visitas em várias cidades aqui da região, do litoral norte e também visitou cidades como Charqueadas, Cachoeira, Encruzilhada do Sul, Minas do Leão e Giruá.

Gilberto ficou como suplente na eleição passada, por pouco não assumiu cadeira na Assembleia do Estado como titular, e por isso o partido o quer novamente como candidato. Em conversa com a coluna, destacou que está observando e analisando o cenário político regional e também as possibilidades de apoio de outras cidades para então definir se de fato vai se lançar candidato. Ele tem consciência da necessidade de nossa região ter um representante no parlamento estadual, mas existe o receio de muitos nomes da região se aventurarem e um acaba tirando o voto do outro e ninguém se elege.

Situação ou oposição?

Alberi Dias (MDB) é vereador da base aliada, é da situação. José Vellinho Pinto (PDT) está na bancada de oposição. Quem acompanha a política aqui no Reino de Canelot, como diz minha amiga Marcia Rosi da Rosa (Nega), sabe disso de cor e salteado. Mas quem não acompanha e escuta o que ambos disseram na sessão desta semana diria que seria o contrário. Vejamos:

“E essa lambança no decreto? Pelo amor de Deus. Que lambança nesse decreto. Depois voltou atrás, disse que não era assim. Antes tirava porque a Lei dizia que tinha que tirar, depois reformularam o decreto dizendo que não iam tirar. Tirar R$ 240 do servidor. Pelo amor de Deus, não se faz esse tipo de coisa, precisamos rever esse jurídico-administrativo”, pronunciouo vereador que está no time do prefeito.

A fala em questão é sua opinião sobre a retirada, e depois reposição, da insalubridade dos servidores que ocupam funções de serviços gerais na Prefeitura. Mais adiante, ainda na sessão, o ex-prefeito Vellinho também tocou no assunto elogiando a posição do governo em recuar e manter a insalubridade.

“Eu tenho algumas alegrias e uma delas é ver o prefeito voltar atrás em uma decisão. Porque a decisão de tirar a insalubridade foi do prefeito, então é importante que ele tenha voltado atrás. Acho até que o prefeito está melhorando, está avançando, porque em outras épocas ele tinha uma posição bem mais radical e ele não voltava atrás. Eu quero cumprimentar o prefeito, acho que ele age com sensibilidade de gestor público ao rever essa decisão”, disse o opositor.

Pavimentação no Maredial

Inusitada a sugestão levada à sessão legislativa desta semana pelo vereador Alberi Dias (MDB) para a Prefeitura pavimentar as ruas do loteamento Maredial, no bairro Santa Marta. O que chama a atenção é que a própria Câmara de Vereadores já votou, e aprovou, neste ano ainda, autorização para a Prefeitura buscar uma operação de crédito junto à Caixa Federal para realizar essa obra de infraestrutura.

Sugerir benfeitorias que estão programadas para serem executas é uma prática comum do Alberi. E os vereadores, em geral, ignoram e permitem que esse modo de se fazer política faça parte da ordem do dia. Mas desta vez alguém se manifestou.

“Me chamou a atenção aqui o pedido do vereador Alberi, para asfaltar o Maredial. Essa Casa já aprovou isso. Acho que não estamos aqui pra sugerir pro prefeito fazer o que inclusive já foi aprovado nesta Casa. Vou pedir pra votarmos isso em separado e quem quiser votar contra, que vote, mas quero deixar claro que esse tipo de coisa não vamos aceitar”, prometeu o colega de partido, Leandro Gralha.

Sobre a pavimentação do Maredial, a coluna fez contato com o secretário de Obras, Luiz Cláudio da Silva, para saber como está o andamento desse processo. Conforme Ratinho, em pouco tempo a Caixa deve assinar contrato para a operação de crédito. Em seguida, a Prefeitura poderá abrir a licitação para execução da obra. Licitação deve ser iniciada neste ano ainda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido