Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesSemeando no presente, colhendo para o futuro

Semeando no presente, colhendo para o futuro

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Nunca é demasiado diariamente enfatizar a importância da preservação ambiental. Separação correta do lixo, cuidados com a água, entre tantas outras boas práticas.

Estas ações são realizadas pelas escolas municipais e a partir deste sábado (5) serão intensificadas com o início da 24ª Semana do Meio Ambiente que terá como temática deste ano o Planejamento Urbano e a Sustentabilidade Ambiental. A programação presencial e virtual seguirá os protocolos de segurança sanitária.

Com cerca de 8 hectares de área, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Barão do Rio Branco, bairro Saiqui, já está atuando junto com os alunos com educação ambiental. Nesta semana, os alunos do primeiro ano do turno integral acompanhados da professora Belânia Willrich Bolognese Antonelli e da bióloga e também docente da rede municipal, Laci Gross, vivenciaram na prática o reaproveitamento do lixo orgânico como adubo, além de semear e colher.

Um dos ensinamentos foi de um tradicional fruto da região Sul. Conforme Laci, uma das preocupações já demonstradas é com relação ao futuro da Araucária, árvore que produz o pinhão, pois se não ocorrer preservação e novas mudas sejam plantados, em 70 anos não existirá mais a espécie.

“O pinhão, além de alimentar, faz parte do sustento de muitas famílias durante um período do ano e o que vocês [alunos] estão semeando, vamos plantar em uma área de preservação ambiental”, disse a educadora aos alunos. Na instituição, mais de 120 mudas já foram plantadas.

Outro tema abordado nas aulas é o reaproveitamento do lixo orgânico como forma natural de adubo também chamado de composteiras. Na prática os alunos aprendem a forma correta da separação do lixo seco e orgânico e utilizar restos de comidas ou cascas de frutas e verduras para compor o adubo natural. Além destes ensinamentos, os alunos recebem sementes para produzirem em casa, mesmo em poucos espaços como apartamentos.

Foto: Tiago Manique/JIH – Bruno Gabriel de Sousa Brito e Lorenzo Schmitz, mostrando a colheita de rabanete

“Com a reutilização do lixo orgânico os alunos aprendem, interagem e ensinam os pais em casa. Durante as aulas eu entrego mudas e sementes para plantarem em casa. Desde o ano passado, mesmo à distância, produzia no meu sítio as sementes e eles faziam a atividade, inclusive alunos que moram em apartamentos fizeram lavouras etodos retornaramos trabalhos por vídeo. Tenho que continuar esta atividade com eles, pois quem está em casa participa também”, explicou.

Laci que leciona também a disciplina de ciências na Escola Cônego João Marchesi, atua com as oficinas socioambientais em nove turmas do turno integral, envolvendo de forma remota e presencial, mais de 200 alunos.

A professora Belânia ressaltou a importância das aulas socioambientais para as aulas práticas dentro de sala de aula em que é utilizada como forma de ensino, por exemplo, nas letras do alfabeto. “Esta atividade é muito importante, estas oficinas dos alimentos eles aprendem o modo correto de semear e plantar e o trabalho integra com que desenvolvemos em sala de aula as letras como a letra “A” de alface, então fazendo com que esta integração com as oficinas facilitam o aprendizado”, citou.

O aluno Micael Oliveira da Silva, 6 anos, é um dos mais entusiasmados com a atividade. Ele explicou os cuidados que deve ter com as plantas e falou o quanto as aulas ambientais ajudam em sala de aula.

Foto: Tiago Manique/JIH – Micael explicou as formas de cuidar das plantas

Gosto muito de estar na horta, aqui na escola fizemos as atividades, plantamos,regamos e cuidamos das plantas, fazendo tudo direitinho, fizemos muitas coisas, aprendi bastante aqui e a matemática também. É bom também que ganhamos alface e outras plantas e muita coisa que plantamos é feito na merenda da escola e a comida é muito boa”, finalizou.

Semana do Meio Ambiente

No ano passado a programação se concentrou em plataformas digitais. Neste ano, ainda com a presença da pandemia, parte da programação será novamente desenvolvida de forma virtual com palestras e debates.

O evento organizado e realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação, reunirá palestrantes e representantes dos setores econômico, ambiental e social. Diversas entidades que compõem o Conselho do Meio Ambiente e convidados comporão a programação da Semana do Meio Ambiente.

“Numa sociedade em transformação, inserida nos desafios atuais não só devemos nos preocupar com a sustentabilidade dos nossos negócios, mas também em contribuir com a qualidade de vida nas cidades, oferecer novas oportunidades de inclusão social, mas em sintonia com a capacidade do ambiente em suportar essas ações”, destaca o secretário de Meio Ambiente Jackson Müller.

A programação completa pode ser conferida abaixo:

https://leiafacil.com.br/featured/semana-do-meio-ambiente-tera-palestras-online-e-atividades-presenciais-nas-escolas/

Programação Rádio Integração Digital

Durante a programação especial da Semana do Meio Ambiente, a Rádio Integração Digital em parceria com a organização do evento terá uma programação especial. Terça-feira (8), na Unidade de Separação, Triagem e Transbordo de Resíduos, a partir das 8h, ocorrerá uma entrevista com o tema Reciclagem de Resíduos.

Os participantes serão o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Jackson Müller e Rodrigo Jungs, sócio proprietário da empresa Serra Mar Transportes e Serviços responsável pelo recolhimento de lixo. O mediador será Cláudio Scherer, diretor do Jornal e Rádio Integração Digital.

Como acompanhar?

Site: leiafacil.com.br

Facebook: Jornal Integração Hortênsias

Aplicativo Rádiosnet: Rádio Integração Digital

Gramado

A reportagem do Jornal Integração Hortênsias (JIH) fez contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gramado, para verificar sobre atividades relacionadas a Semana do Meio Ambiente no município. Até o fechamento da edição não houve retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido