REGIÃO – A vacina contra febre amarela está à disposição das comunidades de Canela e Gramado. A Secretaria de Saúde de Canela informa que a vacina está sendo disponibilizada nas terças-feiras, no Centro Materno Infantil e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Santa Marta e São Luiz e nas quintas-feiras, nas UBS’S dos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Já em Gramado, a vacina está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Floresta, nas segundas-feiras pela manhã, UBS Caic, bairro Moura, nas segundas-feiras a tarde, no Centro Municipal de Saúde (Postão), nas terças-feiras, nos períodos manhã e tarde, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Nailor Balzaretti, no bairro Pórtico II, nas quartas-feiras no turno da manhã e ESF da Vila Olímpica, bairro Várzea Grande nas quintas-feiras nos turnos manhã e tarde. O público alvo é de nove meses até 59 anos 11 meses.
Em Gramado, a preocupação aumenta, pois o mosquito aedes aegypti também pode ser vetor da doença em áreas urbanas e, recentemente, foram localizados focos do mosquito na Várzea Grande. A febre amarela causa febre, dores no corpo, cansaço, náuseas, vômito, pele e olhos amarelados, entre outros, por isso na presença de qualquer sintoma, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico. “É uma doença com alta letalidade, mas que pode ser prevenida através de vacina, a qual têmos disponível gratuitamente em nossa rede pública de saúde”, alerta Jeferson Moschen, secretário da Saúde.
A secretária de Saúde, Patrícia Valle alertou a importância da imunização. “Estamos realizando essa orientação porque a vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra a febre amarela e é essencial para eliminar a doença no nosso Estado. Canela não é considerado uma área de risco, porém, acreditamos na necessidade de um cuidado especial”, ressaltou.
Bugio não transmite febre amarela
A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Canela alerta a população que o macaco Bugio não transmite a Febre Amarela. Quem transmite é o mosquito que vive na copa das árvores (do gên. Haemagogus ou gên. Sabethes). Quando há circulação do vírus da Febre Amarela, os animais começam a morrer porque são mais sensíveis e alertam as pessoas para se prevenirem. Com a intensificação da vacinação, se equilibra essa luta. As áreas de mata são favoráveis a preservação do ciclo do vírus da Febre Amarela e o Bugio é uma das vítimas.
Conforme a enfermeira Magali Dell Vale Cavinatto, da Vigilância em Saúde de Canela, no censo rural de 2019, a Secretaria identificou muito pouco morador da zona rural que não tenha se imunizado contra a doença. “Estamos sempre em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela que é nosso parceiro de divulgação e monitoramento de muitas questões no interior” afirmou.
“Ajude a preservar os animais que vivem em Canela. O bugio não transmite febre amarela”, afirma o secretário de Meio Ambiente, que também é biólogo, Jackson Müller.
Para ampliar o monitoramento da circulação do vírus em Gramado, a Vigilância em Saúde solicita colaboração da população. “Sempre que algum munícipe encontrar bugio ou outro primata morto, deverá entrar em contato imediatamente com o setor de Vigilância em Saúde para que a equipe técnica possa iniciar investigação e demais ações de prevenção”, enfatiza Milena Santos, diretora da Vigilância em Saúde.
Saiba mais
Moradores que encontrarem bugios mortos que comuniquem imediatamente a Vigilância Sanitária de Canela pelo telefone: (54) 3282.5170.
Já em Gramado o contato do setor de Vigilância em Saúde (54) 3295.7100 opção quatro, (54) 99941.1807 ou 98402.0423 ambos disponíveis também via WhatsApp.