InícioSaúdeGramado e CanelaSaiba onde se vacinar contra a febre amarela

Saiba onde se vacinar contra a febre amarela

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – A vacina contra febre amarela está à disposição das comunidades de Canela e Gramado. A Secretaria de Saúde de Canela informa que a vacina está sendo disponibilizada nas terças-feiras, no Centro Materno Infantil e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Santa Marta e São Luiz e nas quintas-feiras, nas UBS’S dos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Já em Gramado, a vacina está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Floresta, nas segundas-feiras pela manhã, UBS Caic, bairro Moura, nas segundas-feiras a tarde, no Centro Municipal de Saúde (Postão), nas terças-feiras, nos períodos manhã e tarde, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Nailor Balzaretti, no bairro Pórtico II, nas quartas-feiras no turno da manhã e ESF da Vila Olímpica, bairro Várzea Grande nas quintas-feiras nos turnos manhã e tarde. O público alvo é de nove meses até 59 anos 11 meses.

Em Gramado, a preocupação aumenta, pois o mosquito aedes aegypti também pode ser vetor da doença em áreas urbanas e, recentemente, foram localizados focos do mosquito na Várzea Grande. A febre amarela causa febre, dores no corpo, cansaço, náuseas, vômito, pele e olhos amarelados, entre outros, por isso na presença de qualquer sintoma, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico. “É uma doença com alta letalidade, mas que pode ser prevenida através de vacina, a qual têmos disponível gratuitamente em nossa rede pública de saúde”, alerta Jeferson Moschen, secretário da Saúde.

A secretária de Saúde, Patrícia Valle alertou a importância da imunização. “Estamos realizando essa orientação porque a vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra a febre amarela e é essencial para eliminar a doença no nosso Estado. Canela não é considerado uma área de risco, porém, acreditamos na necessidade de um cuidado especial”, ressaltou.

Bugio não transmite febre amarela

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Canela alerta a população que o macaco Bugio não transmite a Febre Amarela. Quem transmite é o mosquito que vive na copa das árvores (do gên. Haemagogus ou gên. Sabethes). Quando há circulação do vírus da Febre Amarela, os animais começam a morrer porque são mais sensíveis e alertam as pessoas para se prevenirem. Com a intensificação da vacinação, se equilibra essa luta. As áreas de mata são favoráveis a preservação do ciclo do vírus da Febre Amarela e o Bugio é uma das vítimas.

Conforme a enfermeira Magali Dell Vale Cavinatto, da Vigilância em Saúde de Canela, no censo rural de 2019, a Secretaria identificou muito pouco morador da zona rural que não tenha se imunizado contra a doença. “Estamos sempre em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela que é nosso parceiro de divulgação e monitoramento de muitas questões no interior” afirmou.

“Ajude a preservar os animais que vivem em Canela. O bugio não transmite febre amarela”, afirma o secretário de Meio Ambiente, que também é biólogo, Jackson Müller.

Para ampliar o monitoramento da circulação do vírus em Gramado, a Vigilância em Saúde solicita colaboração da população. “Sempre que algum munícipe encontrar bugio ou outro primata morto, deverá entrar em contato imediatamente com o setor de Vigilância em Saúde para que a equipe técnica possa iniciar investigação e demais ações de prevenção”, enfatiza Milena Santos, diretora da Vigilância em Saúde.

Saiba mais

Moradores que encontrarem bugios mortos que comuniquem imediatamente a Vigilância Sanitária de Canela pelo telefone: (54) 3282.5170.

Já em Gramado o contato do setor de Vigilância em Saúde (54) 3295.7100 opção quatro, (54) 99941.1807 ou 98402.0423 ambos disponíveis também via WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido