GRAMADO – A Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde divulgaram nesta quinta-feira (1º) a aplicação de 6.232 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19). Ao todo, a cidade recebeu entre os dias 19 de janeiro e 23 de março, 6.400 doses do imunizante, entre a CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan/Sinovac, e a Oxford/Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Das doses aplicadas, 2.186 foram destinadas para profissionais da saúde, incluindo a primeira e segunda dose. No decorrer da semana, 14 dos 21 bombeiros cadastrados para receber a vacina foram imunizados com a primeira dose. Já entre os portadores de necessidades especiais, 9 receberam a primeira dose e 6 a segunda. Ainda, 43 moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) receberam a aplicação da primeira dose e 41 da segunda.
O número maior da população vacinada é de idosos com 67 anos ou mais. Desde o início do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, 3.538 receberam a primeira dose e 395 a segunda. A vacinação em Gramado continua nesta quinta-feira com a imunização de idosos com 66 anos ou mais. A aplicação das doses existentes ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Floresta e na Estratégia Saúde da Família da Vila Olímpica, na Várzea Grande. A vacinação é realizada somente na parte da manhã.
Para receber a vacina é preciso portar um documento de identificação, Cartão do Sistema Único (SUS) ou comprovante de residência de Gramado. A Secretaria de Saúde pede a compreensão de todos, pois ocorrendo o término das doses disponíveis, outra remessa deve ser entregue ainda nesta semana.
CANELA – De acordo com a última atualização do portal vacina.saude.rs.gov.br da Secretaria Estadual da Saúde, até esta quarta-feira (31), a cidade recebeu 5.520 doses e aplicou 5.265. Foram 4.592 em primeira dose e 637 em segunda.
Nesta quinta-feira (1º), serão vacinados os idosos com 65 anos ou mais. A vacinação acontece em dois locais: na Unidade Central de Saúde (na quadra abaixo do HCC, na estrutura anexa ao prédio) e na Unidade de Saúde do Bairro Canelinha (Av. Cônego João Marchesi, esquina com a Rua Adalberto Wortmann). O horário de imunização é de 8h às 16h30, sem paralização ao meio-dia. É obrigatório apresentar um documento com foto e o CPF.
Para tomar a segunda dose da vacina Coronavc/Butantan é preciso cumprir intervalo de 21 a 28 dias entre a aplicação da primeira e da segunda dose. Os profissionais de saúde vem procurar os serviços no turno da tarde, priorizando o atendimento dos idosos no turno da manhã.